27 de maio | 2012

Os encantos e mistérios que só Praga tem

Compartilhe:

Colina Hradcany com o maravilhoso Castelo de Praga, parada obrigatória para qualquer turista que queira conhecer as maravilhas da capital checa / Divulgação

O leito do Rio Vltava atravessando Praga mede 31 km de distância com a largura máxima de 330 m. O Vltava envolve as ilhas e os meandros com cantos românticos / Divulgação

 

 

Se você sonha em visitar a Europa, ou mesmo se já visitou os países mais tradicionais do Velho Mundo, tais como França, Alemanha, Inglaterra, Suíça entre outros mais conhecidos e famosos pelo turismo, uma boa opção é desvendar os mistérios e encantos que Praga, a capital da República Checa, reserva para os turistas que a cada ano lotam os hotéis da maior cidade daquele país.

Localizada na margem do Tio Vltava, Praga é conhecida como "cidade das cem cúpulas",por causa da abundância de torres e miradouros. Atualmente, são aproximadamente 500 torres e miradouros na cidade. Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Importante também como núcleo de transportes e comunicações, é o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia Central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do Rio Vltava, pouco antes de sua confluência com o Rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda do Vltava. A superfície ondulada concede à Praga uma beleza singular e um panorama impressionante. As colinas praguenses oferecem infinidade de vistas magníficas. O leito do Rio Vltava atravessando Praga mede 31 km de distância com a largura máxima de 330 m. O Vltava envolve as ilhas e os meandros com cantos românticos. A capital tem uma área de 496 km² e uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes.

Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvorák e Bedrich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek. É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no Século XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no século XVIII.

A capital Checa também possui escolas de Economia, Artes, Música, Cinema e Dança. Na cidade existe um grande número bibliotecas e teatros. Entre seus museus se destaca o Museu Nacional, de 1818, e os museus técnico, judaico, etnográfico e de literatura. Uma preciosa coleção do Rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga.

A cidade possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitetônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao fato de ela ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no Século XVII, que atualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente habitavam os reis da Boêmia.

Numerosos monumentos integram a paisagem urbana da capital, composta de lindas ruelas de traçado irregular que contrastam com os novos bairros residenciais, de arquitetura moderna. As partes históricas da cidade são preservadas como monumentos nacionais.

Ao lado do Castelo de Praga, ergue-se a grande catedral gótica de São Vito, datada do Século XIV e o Belvedere em estilo renascentista. No bairro Malá Strana está uma das duas igrejas barrocas de São Nicolau, a Igreja do Menino Jesus de Praga, a Igreja do Loreto, do Século XVIII e numerosos palácios da aristocracia checa, do Século XVII, em estilo barroco. Na Staré Mesto (a Cidade Velha) há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a Igreja Týnský, em estilo gótico, construída no Século XIV, na qual se acha o túmulo do astrônomo Tycho Brahe; o bairro Josefstadt, com o gueto e o cemitério judaicos, do Século XII, e a sinagoga. Encontra-se ali o relógio Astronômico Orloj e a parede Lennon.

Na Nové Mesto (ou na Cidade Nova) figuram a estátua de São Venceslau, de 1915, e o Museu Nacional. Outras edificações de destaque são o Prikopy, local da antiga fortaleza; o Teatro dos Estados, onde estreou a ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart; o Teatro Nacional, de 1883; igrejas e palácios barrocos e a estátua do líder hussita Jan Ziska.

Entre as numerosas pontes que atravessam o Rio Vlatva está a famosa Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga.

Para quem vem de outras cidades européias, a forma mais prática e barata de chegar a Praga é de trem. Suas principais estações, Hlavni Nádrazi e Holesovice são bem centrais. De avião, a chegada é no Aeroporto Ruzyné, a 15 km de distância e que oferece transporte até o centro com confortáveis ônibus da linha Letiste Praha, com saídas a cada 30 minutos.

Se você se interessou em conhecer este magnífico roteiro, reserve pelo menos três dias para desbravar tudo o que Praga tem a oferecer. Além de museus e construções históricas, a capital Checa também tem badalados points e ótimos restaurantes com o melhor da cozinha européia. Pesquise mais e faça um roteiro de acordo com seu gosto. Procure já seu agente de viagens e planeje suas próximas férias.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas