29 de agosto | 2021

Dois mil idosos de Olímpia poderão tomar a terceira dose em setembro

Compartilhe:

 

3.ª DOSE!
Olímpia tem 10 mil acima de 60 anos, mas apenas 2 mil teriam 6 meses da imunização completa.
A caderneta será azul para diferenciar da verde das doses anteriores, conforme mostrou o governador João Doria na quarta-feira (25).


Cerca de dois mil olimpienses além de 60 anos de idade estarão aptos para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 ao longo de setembro, já que o governo anunciou esta semana que deverá começar a vacinar este público a partir do início de setembro.

O governo federal também confirmou a necessidade de se vacinar os idosos nesta faixa de idade, no entanto, estabeleceu um prazo maior para iniciar o processo. Após a segunda semana de setembro.

A medida acaba sendo tomada pela volta de grande número de idosos contaminados e, inclusive, perdendo a vida mesmo após ter tomado as duas doses. O exemplo emblemático recente foi o ator Tarcisio Meira. Em Olímpia, no final de semana passado, foram registrados três óbitos por covid-19 em moradores acima de 80 anos.

Em idades mais altas foi comprovada uma redução maior dos percentuais de imunização com o passar dos meses, daí a necessidade de se vacinar os mais idosos com uma dose de reforço.

Em Olímpia, acima de 60 anos, atualmente, segundo dados da Secretaria de Saúde, o município conta com cerca de 10 mil pessoas com esquema vacinal completo, sendo que a estimativa é de que 2 mil moradores contemplem seis meses da aplicação da 2ª dose, ao longo do mês de setembro, estando aptas a receber a 3ª dose.

No entanto, o calendário e o escalonamento da vacinação de reforço serão definidos pelo Governo do Estado e o município aguarda as orientações e a chegada das vacinas para poder comunicar a população.

O REFORÇO DA 3ª DOSE

A extensão da campanha foi avalizada pelo Comitê Científico de São Paulo. O objetivo principal é garantir proteção adicional à população mais vulnerável a variantes mais contagiosas do coronavírus, como a delta. O Governo do Estado também pediu mais vacinas ao Ministério da Saúde para antecipar a segunda dose dos públicos restantes.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até quarta (25), foram encontradas 266 amostras positivas da variante delta em todo o território paulista. A estratégia do Governo de São Paulo é assegurar que os índices epidemiológicos e de ocupação hospitalar continuem em queda e evitar a propagação de novas variantes.

A Secretaria da Saúde também já preparou uma nova carteira de vacinação para os idosos que vão receber a terceira dose a partir de setembro. Não haverá necessidade de novo cadastro no Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para a dose adicional, bastando comparecer a qualquer posto de vacinação com o comprovante do esquema de imunização completo há seis meses.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas