07 de julho | 2013

Diretor clínico diz que Santa Casa não pode ser responsabilizada por morte de agricultor

Compartilhe:

Pelo que se pode entender das declarações dadas pelo diretor clínico da Santa Casa de Olímpia, a única participação do hospital no incidente que pode ter provocado a morte do agricultor Nevile Ayres Zambom é o fato de ter cedido em comodato o prédio para funcionamento do Posto de Atendimento da Unimed em Olímpia.

Segundo ele, "se houve alguma erro ou falha de atendimento, a responsabilidade é da Unimed e não da Santa Casa. O paciente veio da UPA para o posto de atendimento da Unimed que funciona no prédio do hospital mas não tem nada a ver com a Santa Casa, pois foi cedido em comodato para a cooperativa médica.

O médico destacou ainda: "todo o tramite de transporte, atendimento e medicação foi de responsabilidade do posto de atendimento da Unimed, uma vez que a Santa Casa não tem nada a ver com este pronto-socorro".

E continuou: "Nos não sabemos o que aconteceu em são José do Rio Preto mas também nesse caso a Santa Casa local não tem nada a ver com o que ocorreu com o paciente. Em todos os momentos, seja em Rio Preto, seja em Olímpia, o paciente estava sob a responsabilidade da Unimed, não tendo nenhum vínculo com o hospital local e se houver alguma reclamação a mesma deverá ser dirigida à Unimed que tem até ouvidoria para receber qualquer queixa que seja".

Concluindo, Martinez faz questão de enfatizar que o diretor clínico da Santa Casa de Olímpia exime a entidade de qualquer responsabilidade a respeito do atendimento em questão.

Dentro do contexto do fato ocorrido, acabaram vindo à tona algumas das ponderações já feitas pelo médico quanto ao funcionamento do Posto da Unimed local, ou seja, de que necessitaria possuir uma UTI móvel para transporte de pacientes de Olímpia para onde o convênio tiver mais recursos e outra que já começa a ser causa de reclamações que é o fato de não ter plantão pediátrico.

Segundo se comenta, da forma em que o plantão da Unimed estaria funcionando, estaria apenas revivendo o antigo pronto-socorro da Santa Casa já que vários dos médicos plantonistas já tinham prestado serviços para o hospital, quando este prestava o serviço e, para alguns, estaria até pior que o serviço oferecido pela UPA, já que na Unidade de Pronto Atendimento local existe plantão pediátrico todos os dias e no da Unimed só no final de semana.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas