21 de junho | 2015

Dengue passa de 5 casos a cada 2 dias para quase 10 por dia

Compartilhe:

Uma situação no mínimo estranha, mas que está chamando a atenção é o total de casos de dengue divulgado nesta semana, nove dias depois do último boletim, mostrando que a incidência da doença que é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes-a­egypti passou de cinco casos a cada dois dias para 10 casos por dia.

Pelo menos é isso que demonstra os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 9 e 18 de junho, quando o total de casos positivos passou de 403 para 487, ou seja, uma diferença de 84 novos casos.

Porém, desses 487 casos 39 são considerados importados, ou seja, aqueles que a pessoa chega a Olímpia depois de ter contraído dengue em outra cidade. No dia 9 de junho esse número era 33, o que também demonstra que a doença está se desenvolvendo mais em Olím­pia agora do que antes.

Só para ter uma ideia, em uma quadra do Jardim Campo Belo, na zona leste da cidade, em apenas uma casa teriam sido confirmados cinco novos casos nesta semana.

As notificações não cresceram tanto passando do total de 803 para 852. Mas os resultados negativos cresceram de 230 para 317. Entretanto, há ainda 48 pacientes aguardando a chegada dos resultados.

No entanto, até agora nenhuma morte foi registrada devido a doença e também não há registro de paciente contaminado pela febre chi­kun­gunya e a febre Zika, ambas também transmitidas através do mesmo mosquito.

Por isso, segue o trabalho de combate a dengue com a realização de nebulização, agora com o chamado fumacê intensificado, e medidas de conscientização da população para evitar a proliferação de mosquitos e o aparecimento de novos casos.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epi­de­miológica ressaltam a importância da nebulização e a colaboração da população no combate ao Aedes aegypti, e alerta que verifiquem possíveis criadouros.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas