10 de dezembro | 2017

DAEE indica piscinão para controlar enchentes do Pito Aceso

Compartilhe:

Engenheiros e técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do Estado de São Paulo, estão indicando a construção de um pis­ci­não como forma de controlar as enchentes que cos­tumei­ramente atingem a parte baixa do Jardim São Benedito, bairro da região central conhecido por Pito Aceso. Eles estiveram em Olímpia nos dias 5 e 6 de dezembro.

A visita serviu para analisar projetos e obras para o controle das enchentes no município. A visita dos especialistas foi um pedido do prefeito Fernando Augusto Cunha. Estiveram em Olímpia, Armando Tobias de Aguiar, gerente de Projetos e Pla­nejamento; Mário Naka­shi­ma e Flávio Reis, engenheiros do DAEE.

Os profissionais se reuniram com o secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Luís Carlos Benitez Biagi, os diretores João Victor Buzzo (Conservação e Manutenção) e Luís Fer­nando Covello, (Engenharia e Obras), e o Chefe do Setor de Manutenção de Edifícios, Ra­fael Augusto Gezuato. Durante a visita, os representantes também foram recebidos pelo chefe do Poder Executivo.

De acordo com o gerente, Armando Tobias de Aguiar, o objetivo da visita foi atender uma solicitação da Prefeitura Municipal referente ao controle de cheias. “A demanda veio para nós através do escritório regional de São José do Rio Preto. Nós fizemos algumas avaliações no escritório e viemos fazer uma conferência em campo. Verificamos que a Prefeitura já tomou algumas providências corretas, então está muito melhor do que imaginávamos”, disse o gerente.

RESERVATÓRIO DE CONTENÇÃO

A proposta do DAEE, após essa visita, é melhorar ainda mais o sistema de controle de cheia, por meio de um reservatório de contenção, conhecido como ‘piscinão’. “Hoje nós es­tamos fazendo alguns ajustes e levantamentos que foram fornecidos para nós fazermos um dimensio­namento de que seria esse reservatório. O reservatório é dimensionado em função do que nós chamamos de período de retorno, que é recor­rên­cia quando essa chuva pode acontecer, em certo período de tempo. Agora nós vamos aguar­dar a complementação dos levantamentos para definirmos qual seriam as estruturas necessárias para esse reservatório atender melhor ainda o que já foi feito pela Prefeitura. Nós estamos também propondo para a Prefeitura contratar um projeto estrutural. Vamos fornecer teoricamente um projeto já básico e a Prefeitura contrataria um estrutural”, afirmou Armando.

Segundo o secretário de Obras, Luís Biagi, agora a prefeitura irá realizar um estudo Planialtimétrico Cadastral (levantamento topográfico) entre as avenidas Mário Vieira Marcondes, Desembargador Manoel Arruda e Alberto Oberg. “Esse levantamento vai possibilitar o estudo e uma nova proposta de combate às cheias entre essas avenidas. Esse trabalho é a última fase para solução definitiva de inun­dação na região do bairro São Benedito. A obra que foi executada ali no Nakamura é uma fase, mas a solução definitiva passa pelo processo que o DAEE vai desenvolver agora. Entramos na fase de elaboração do projeto e depois temos que correr atrás do recurso”, concluiu o secretário.

“Durante nossa reunião discutimos o controle de cheia do bairro São Benedito e posso adiantar que eles acreditam que um piscinão a montante, acima da Construtora, é a obra que precisamos fazer agora. Pelo o que discutimos, vamos fazer o projeto e vamos solicitar junto a Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) os recursos para que possamos executar essa obra. E acho que com o aprofundamento da calha do rio, que está assoreada, e esse piscinão, solucionamos quase que 100% os problemas das enchentes”, afirmou o prefeito Fernando Augusto Cunha.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas