11 de agosto | 2013

Criança de 3 anos com queda de cabelo aguarda dermatologista há três meses

Compartilhe:

Uma criança de apenas três a­nos de idade está sofrendo com um problema de queda de cabelos, que segundo a família é causado por alguma deficiência de pe­le, mas não encontra um profissional de der­ma­to­logia que esteja atendendo pela Secretaria Municipal de Saúde. Depois de muitas idas e vindas agora estão tentando um tratamento para Maria Júlia Sales Armínio no município de Guaraci.

Pelo menos é essa a informação que chegou até esta Folha passada pelo pai da criança, o agente sócio-educativo da Fundação Casa, Valdemir Monteiro. Segundo ele, o caso ainda poderá ir parar na justiça.

“A minha filha está com o cabelo caindo, tem três falhas na cabeça. Nós procuramos aqui no postinho, fomos no UPA, no pronto atendimento, não tem. Aí fomos a um pediatra que disse que o problema dela é de co­u­ro cabeludo de pele, tinha que pa­ssar por um médico der­ma­tologista”, relatou.

De acordo com o pai, faz três meses que estão tentando, mas não conseguem o atendimento necessário, mas recebem apenas desculpas. “As moças do centro de saúde dizem que não tem médico (dermatologista) e que a médica que passou no concurso está esperando entregar os documentos para chamar”, explicou.

MINISTÉRIO PÚBLICO
Valdemir relatou também que ao questionar sobre como poderia ser resolvida a situação da criança que é de emergência, os funcionários disseram que não poderiam fazer nada, mas que ele procurasse pelo Ministério Público. “Pode procurar o promotor, o Ministério Público eles autorizam”, contou sobre a resposta que recebeu.

Para ele, agora a saída é tentar um atendimento em Guaraci onde reside a avó da criança. “Nós a de­ixamos lá para ver se a avó dela consegue marcar lá (Guaraci), porque o município (O­límpia) não tem”, falou sobre sua expectativa.

Monteiro informou também que já procurou a Secretaria Municipal de Saúde, mas que não resolveu nada, mesmo mantendo contato com a secretária municipal de Saúde, Silvia Elizabeth Forto Storti: “Disse que não pode fazer nada. A secretária (Silvia Forti) da saúde disse que não é ela que tem que contratar, disse que é o prefeito (Eugênio José Zuliani). Então tem que ficar esperando, porque já fez o concurso e tem que esperar, e que a menina está entregando os documentos ainda para ser chamada”, acrescentou.

Valdemir foi informado que a profissional que fazia os atendimento não quis continuar, mas que não foi informado sobre os motivos e que nem mesmo perguntou.

SINTOMAS DA DOENÇA
O problema da queda de cabelo, segundo Monteiro, está ligado a coceiras que a criança sente na cabeça: “Toda vez que você vai tomar banho e pentear cai aquela pelota de cabelo. É isso daí que está acontecendo”.

Mas ele confia em resolver o problema em Guaraci: “eu tenho certeza que lá tem médico der­matologista, É um município pequeno de 12 mil, 13 mil habitantes, que tem menos recurso que Olímpia. Acho uma vergonha uma cidade que nem O­lím­pia não ter um médico der­ma­tologista. Principalmente se a­con­tecer uma emergência”.

Mas se nem lá resolver ele diz que vai procurar o Ministério Público. “Vou levar minha filha ao promotor e mostrar para ele. Procurar uma forma do promotor pressionar o prefeito para que ele pague a consulta, porque eu pago todas as minhas obrigações em dia com o município, com a cidade”, avisa.

“Tenho as minhas contas em dia. Está na Constituição que é obrigação do Estado dar saúde para todo mundo. Ele (prefeito) não está dando a saúde devida para a minha filha, então eu vou procurar o promotor se acaso ele não resolver”, finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas