12 de março | 2020

Coronavírus fez entidades internacionais suspenderam torneios de tênis em Olímpia

Compartilhe:


Após a confirmação pela OMS – Organização Mundial de Saúde de que a propagação do coronavírus, Covid19, atingiu a classificação de pandemia (está se alastrando por todos os continentes) e o medo de contágio, mesmo com as autoridades brasileiras ainda garantindo não ser necessária nenhuma medida de quarentena, por determinação da entidade internacional que chancela o evento, os organizadores do Olímpia Tennis Classic determinaram a suspensão do torneio Feminino e a não realização do masculino que estava prestes a ser iniciado.

O Torneio Internacional de Tênis Feminino – Ano V, ITF com premiação de US$ 25 mil disputado no Thermas dos Laranjais, inclusive uma grande estrutura montada em seu estacionamento onde eram realizadas as partidas principais, foi suspenso após a rodada de quinta-feira, 12. O Challenger de Olímpia, o Torneio Internacional Masculino, que seria realizado entre os dias 16 e 22 de março, também foi adiado.

OS EVENTOS DA ITF NO MUNDO TODO FORAM ADIADOS
A decisão veio por meio de comunicado da Federação Internacional de Tênis (ITF) como medida de precaução, adiando todos os eventos de propriedade e chancelados pela entidade. De acordo com a publicação, a situação será revisada semanalmente, mas nenhum evento da ITF ocorrerá até 26 de abril.

No comunicado emitido pelos organizadores em conjunto com as entidades olimpienses envolvidas no evento, no inicio da tarde de quinta-feira, 12, a ATP – Associação de Tenistas Profissionais e a ITF – Federação Internacional de Tênis – anunciaram a suspensão por seis semanas do circuito profissional de tênis masculino e feminino, devido aos problemas crescentes de saúde e segurança mundial decorrentes da pandemia do COVID-19.

"Trabalharemos em estreita colaboração com nossos parceiros e outras partes interessadas, Associações Regionais e Nacionais, para determinar datas alternativas adequadas, com o objetivo de permitir a retomada das oportunidades de jogo em cada categoria, assim que a situação permitir", diz trecho do comunicado.

NÃO É POSSÍVEL PREVER POR QUANTO TEMPO O TÊNIS SERÁ AFETADO

E continua: "A saúde e a segurança dos jogadores, equipes de apoio aos jogadores, equipe do evento e espectadores devem ser a prioridade. Não é possível prever por quanto tempo o tênis como um todo será afetado pelo Covid-19, mas continuaremos monitorando a situação e agindo de acordo."

A decisão da suspensão dos dois torneios pegou a todos de surpresa. O Instituto Esperança do Amanhã, a Asbra (Associação Brasileira para Criação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas), a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, o Parque Aquático Thermas dos Laranjais e o Enjoy Hotéis & Resorts estavam com toda estrutura pronta para finalizar o torneio feminino no domingo e prontos para receber os jogadores para o torneio masculino.

ORGANIZADORES FORAM PEGOS DE SURPRESA

“Estamos com o torneio em andamento e fomos surpreendidos pela decisão da ITF. Mas entendemos a gravidade do problema mundial e a preocupação das entidades em preservar não só os jogadores, mas também todos os envolvidos nos torneios. Vamos entender a situação a partir de agora e como será a condução do processo”, afirma José Mauro Wasserfirer, diretor do Torneio Internacional Feminino.

“É uma decisão mundial que não nos permite, infelizmente, dar continuidade ao Torneio. Lamentamos o ocorrido, porque não espelha a realidade da cidade de Olímpia, mas temos que seguir a determinação da ATP e garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos, inclusive do público. Estamos com o torneio montado, estrutura, quadra, hotel, tudo pronto para acontecer, mas agora é conversar com a ATP e viabilizar uma nova data, após o período de suspensão”, destaca Roberto Marcher, diretor do Torneio Internacional Masculino.

Na página da ITF na internet em que a decisão foi publicada para todo o mundo também está escrito que o tênis profissional é uma colaboração entre a ITF, o ATP e a WTA. “Nossas respectivas organizações, portanto, trabalharão duro para manter as pessoas afetadas informadas e minimizar a interrupção na execução de horários e classificações”

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas