07 de fevereiro | 2010

Comissão ainda não definiu ordem do desfile das escolas

Compartilhe:

As indefinições estão definitivamente fazendo parte do carnaval de 2010. Assim como a­conteceu com a confirmação dos desfiles quando da liberação do dinheiro para as escolas de samba, que saiu com bastante demora, segundo avaliação dos carnavalescos, também a ordem das apresentações não foi definida e nem mesmo se sabe a data em que acontecerá o sorteio ou mesmo um acordo comum entre elas. “Acho que na segunda-feira vamos ter uma reunião e acredito sairá o sorteio”, informa o pre­sidente da Escola de Samba Vem Comigo, Gerson das Graças Duarte Dias, Soro, o único que comentou a questão.


O que está anunciado apenas, pelo menos até na tarde desta sex­ta-feira, dia 5, é que cada escola de samba terá 40 minutos para apresentar seu carnaval, com apenas cinco minutos de tolerância. Foi divulgado inicialmente, que haverá uma competição entre três das quatro escolas, mas ainda não foi divulgado um regulamento e nem mesmo a formação de um corpo de jurados.


A indecisão da prefeitura, pelo menos no que se refere à confirmação dos desfiles, já inviabilizou a apresentação de um samba enredo conforme vinha ocorrendo nos três últimos carnavais, pela Associação Samba Sem Compromisso, segundo afirma o presidente Flávio Augusto Pavese.


Também a campeão de 2009, a Es­cola de Samba Vem Comigo, encontra dificuldades para manter o padrão de anos anteriores e se vê obrigada a reduzir o número de componentes e ainda a não confirmar a apresentação de um carro alegórico.


Isso, pelo menos, é o que se pode depreender da informação do presidente da escola, Gerson das Graças Duarte Dias, Soro. As dificuldades, segundo ele, não estão relacionadas a recursos financeiros, mas ao tempo escasso – cerca de 20 dias apenas – para poder trabalhar temas mais acessíveis, financeiramente.


Embora não lamente o valor repassado pela prefeitura, a presidente da Escola de Samba Sempre Arrasando, Lucimara Ba­tista Ger­mano, reclama da cor­reria que encontra, por causa do curto espaço de tempo, para organizar o carnaval, principalmente, para confeccionar as fan­­­tasias.

“Estamos nos desdobrando para conseguir fazer um carnaval de rua bonito para Olímpia. foi uma verba até boa – R$ 13 mil reais – mas foi muito pouco tempo para se organizar”, comentou.


A única escola de samba que afirma não encontrar problemas é a Gaviões da Verde Rosa. Assim como fazia a Escola de Sam­­ba Rasga, Coração, há cerca de 20 anos, e mais recentemente a Samba Sem Compromisso, a escola vai para a avenida apresentando, pe­la primeira vez, um carro de som para facilitar a apresentação do samba de enredo e, ainda, a distribuição de panfletos contendo a letra para o público poder acompanhar.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas