24 de abril | 2013

Com 227 casos Saúde decreta epidemia de dengue em Olímpia

Compartilhe:

Com 227 casos positivos de dengue, doença transmitida pelo mosquito aedes-aegypti, adulto e contaminado, a Secretária Municipal de Saúde de Olímpia decretou epidemia da doença na cidade. Consta que esse número era o total registrado pelo Setor de Vigilância Epidemiológica até na tarde da terça-feira desta semana, dia 23.

Além de Olímpia, os municípios de Pedranópolis e Santa Fé do Sul, também decretaram epidemia de dengue no mesmo dia. Com isso, a região Noroeste chegou a 48 cidades nesse estágio. São cidades que possuem pelo menos um caso a cada 300 habitantes, o que configura epidemia de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

De acordo com o jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, dos municípios que decretaram epidemia nesta terça-feira, Olímpia, com 50 mil habitantes, é o que está em pior situação. A cidade contabilizava, até ontem 227 casos positivos.

Devido ao número elevado, a Saúde municipal ampliou o horário de trabalho dos agentes de saúde para depois das 17 horas. Para o órgão, a epidemia ocorre em grande parte por culpa da população, que não estaria colaborando na eliminação dos criadouros do mosquito.

“A Secretaria de Saúde vem intensificando o trabalho de combate à dengue, mas grande parte da população ainda é negligente, propiciando situações favoráveis ao mosquito em seus domicílios, mesmo após a realização dos arrastões e conscientização em toda cidade”, disse ao jornal a assessoria de imprensa da pasta, em nota.

Só os municípios em fase epidêmica somam 15.331 ocorrências, seis delas fatais. Líder disparado nesse ranking regional, Rio Preto tem 6.396 infectados e cinco óbitos – quatro por dengue hemorrágica e um por complicação.

Outras duas vítimas, uma de 66 anos e a outra de 81 continuam internadas na UTI do Hospital de Base (HB) em estado grave. A sexta morte na região foi registrada em Bebedouro. Um bebê de cinco meses, que morreu no último dia oito, de dengue hemorrágica.

Em Santa Fé do Sul, o secretário de Saúde, Carlos Rogério Garcia, também reclama que os agentes de saúde não têm tido a colaboração da população. A cidade está com 99 casos da doença e 400 notificações. “Os agentes passam nas casas e depois de uma semana está cheio de criadouro de novo. Além disso, a quantidade de chuvas também colaborou para o aumento no número de casos”, afirmou Garcia.

Em Pedranópolis, com 2,5 mil habitantes, são 39 confirmações. A coordenadora de Saúde, Edina Marta dos Santos Gandolfi, informa que há 15 dias foram intensificadas as ações de conscientização em locais públicos. E que os trabalhos de visita casa a casa e pulverização, continuam. “A maioria dos nossos casos são importados porque grande parte da população trabalha em outros municípios”, informou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas