25 de novembro | 2015

Chuva paralisa varredura contra proliferação de escorpiões

Compartilhe:

Por causa das fortes chuvas verificadas desde o início da semana, a Prefeitura Municipal de Olímpia teve de paralisar a Ação de Varredura para orientação e prevenção contra escorpiões, que sofrerá um atraso no cronograma estipulado pelo menos por alguns dias.

De acordo com a Secretaria de Obras e Engenharia, com a estabilização do tempo, a ação retornará do local onde foi interrompida, no Jardim Santa Ifigênia e adjacências.

A ação visa combater a quantidade de escorpiões que tem causado vários acidentes com pessoas inclusive crianças. De acordo ainda com a Diretora de Vigilância em Saúde, Maria Carolina de Almeida Secchieri Mirandola, o bairro onde no momento há maior incidência de escorpiões é o Jardim Santa Ifigênia, na zona norte da cidade, aliás, por onde começou a operação.

Em seguida aparece o Jardim Santa Fé, na zona leste, e depois a região central onde estão os bancos e grande parte do comércio da cidade. Outro ponto de preocupação é o Jardim Luiz Zucca, conhecido popularmente por Cohab II, na zona sudeste.

Mas o problema também é considerado grave no jardim São José, na zona sul, embora de menor incidência, por hora, com apenas três notificações em novembro. No entanto, não foram divulgados os números de outros bairros.

O trabalho a ser desenvolvido está centrado na orientação sobre como prevenir o aparecimento de escorpiões e os acidentes decorrentes. Quanto à limpeza de áreas e quintais, eliminando os criadouros, a responsabilidade é de cada cidadão ao redor, segundo a secretária municipal de Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti.

“A Saúde trabalha com a parte de orientação e prevenção sobre como evitar o acidente. Já quando houver algum terreno que o cidadão queira que se faça a limpeza, deve procurar a Secretaria de Finanças, fazer o requerimento, e aguardar o Fiscal de Posturas”, orienta Silvia Forti.

Quanto à aplicação de veneno contra o escorpião, Silvia Forti explica que ele só vai matar se tiver contato direto com o animal. Se não, isso leva o escorpião a se desalojar de onde está o veneno e se alojar novamente, e estes lugares podem ser a casa, as roupas, os sapatos, as frestas nas paredes, etc.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas