02 de setembro | 2013

Carretas da Saúde atenderam 400 pessoas em Olímpia

Compartilhe:


As “Carretas da Saúde”, que são mantidas com recursos do SUS e percorrem todo o Brasil, visitando principalmente as áreas mais carentes, atenderam 400 pessoas enquanto estiveram na Praça da Matriz de São Batista, em Olímpia, na sexta-feira, dia 30. A informação é do oftalmologista Guilherme Kiill Júnior, um dos responsáveis pelos atendimentos.

“A população de São Paulo não tem noção das condições sub-humanas que muitas pessoas vivem em nosso País. Estamos passando pela nossa região, mas nosso destino agora é Rondônia. Ontem, atendemos 400 pessoas na praça de Olímpia. Hoje (01/09), estamos em Rio Preto com apoio do Centro Oftalmológico Humanizado de Referência (Cohr)”.

Segundo o médico, doenças da retina, catarata e glaucoma são as mais frequentes. “As pessoas precisam criar o costume de ir ao oftalmologista, prevenindo doenças. Além do mais, os médicos conseguem diagnosticar a saúde das pessoas pelos olhos”. Além disso, também são realizados: Aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atendimentos oftalmológicos.

Segundo o oftalmologista o objetivo é cuidar da saúde dos olhos, prevenindo ou tratando adequadamente algumas doenças. “A partir da triagem serão realizados os exames. Não foram feitas cirurgias, mas toda orientação foi fornecida ao paciente e possíveis encaminhamentos”, reforça.

 O médico é um dos idealizadores do projeto, que nasceu em 2011 de um trabalho desenvolvido há 7 anos. Antes, os atendimentos eram prestados em espaços improvisados. Atualmente, o projeto conta com seis carretas, sendo duas para os procedimentos cirúrgicos, duas para atendimento ambulatorial e duas de apoio.

A equipe de atendimento é composta por 200 profissionais, entre eles da área da saúde, motorista e eletricista. São realizadas em média 100 cirurgias diárias e 100 consultas. “Com a demanda do nosso atendimento, já estamos montando uma terceira estrutura para aumentar nossa abrangência”, concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas