31 de março | 2013

Captação de água do Cachoeirinha deve ser concluída em 10 meses

Compartilhe:

Da redação com Assessoria

O sistema de captação de água de superfície aproveitando o rio Cachoeirinha, região leste do município de Olímpia, deverá ser concluído em aproximadamente 10 meses. Pelo menos essa é a previsão do secretário municipal de administração e planejamento, Wal­ter José Trindade.

A parte inicial era a recuperação da ETA (Estação de Tratamento de Água) localizada ao lado do Jardim Cecap, na zona leste da cidade.

A recuperação da ETA, cuja construção foi abandonada ainda na administração do ex-prefeito José Carlos Moreira, faz parte do Programa da União, Serviços Urbanos de Água e Esgoto do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento. O projeto da Daemo Ambiental tem a finalidade de trazer água do Rio Cachoeirinha até a nova ETA. Além da recuperação da obra, serão construídos mais 16 mil metros de rede de adutora de água na cidade.

A empresa Scamatti & Seller Infra-Estrutura Ltda., que pertence ao mesmo grupo proprietário da Demop Participações, é a responsável pela ampliação do sistema de abastecimento de água do município.

O projeto inclui a construção de captação de água (sistema Cachoeirinha), rede adutora de água bruta, conclusão da ETA que está inacabada, construção de estação elevatória e reservatórios, 2 milhões de litros semienterrado e um reservatório elevado de 500 mil litros, construção de adutoras e interligação ao sistema existente em Olímpia.

“A obra terá o investimento de R$ 13,330 milhões do PAC 2, em contrapartida nos tínhamos que recuperar o ‘elefante branco’ que estava lá parado. Foi feito um projeto de reforço e a Daemo investiu quase R$ 1,4 milhões para reformar. Neste momento entregamos pra Caixa esta obra reforçada e agora o Programa do PAC vai dar continuidade no serviço”, disse Walter Trindade, que acompanha a obra desde quando ocupava o cargo de superintendente da Daemo.

“Serão captados no rio ca­choei­rinha 500 mil litros por hora, com uma rede adutora de 400 milímetros, numa extensão de 3 quilômetros e 100 metros do rio até na ETA, onde a água será tratada, irá para o reservatório e será distribuída, beneficiando toda a cidade”, disse. 

Trindade diz que o prazo para a conclusão das obras é de 12 meses, porém analisando o tempo e o trabalho já realizado, a empresa arrisca a entrega em 10 meses. “Com esta obra vamos reduzir os custos desativando 20 poços que custam muito ao município e vamos dobrar a capacidade de abastecimento”, finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas