11 de agosto | 2009

Apresentador gera confusão entre grupos na noite do domingo

Compartilhe:

 A primeira noite verdadeiramente do 45.º Festival Nacional do Folclore (Fefol) foi marcada por um encontro inesperado entre o Grupo Batalhão de Bacamarteiros, da cidade de Carmópolis, Estado de Sergipe, e o Grupo Folclórico Zambiapunga, da cidade de Nilo Peçanha, Estado da Bahia, proporcionado pelo locutor que faz as apresentações e chamadas dos grupos para a Arena Cultural do Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, na noite do domingo, dia 9.

Porém, as atividades no palco oficial do evento começaram por volta das 18 horas, mais uma vez com a apresentação de shows de duplas sertanejas e algumas orquestras compostas por violeiros da cidade e da região.

O primeiro grupo folclórico começou sua apresentação por volta das 20 horas, quando o Terno de Moçambique de São Benedito, do Jardim Santa Efigênia, zona norte da cidade de Olímpia, aliás, o tema do cartaz promocional do evento, se apresentou ao público que estava na arena. Em seguida se apresentaram: Batuque de Piracicaba;Parafusos, de Lagarto, Sergipe/SE.

Mas foi no momento da quarta apresentação que ocorreu o desencontro da comissão organizadora. O Grupo Folclórico Zambiapunga, da cidade de Nilo Peçanha, Estado da Bahia, que se apresenta pela primeira vez em Olímpia, foi chamado para mostrar sua cultura.

Ocorre que o grupo baiano começou a tocar e dançar nas proximidades da Capela de Santos Reis e desceu pela alameda interna do recinto, demorando a chegar à arena cultural. Quando este chegou, o locutor, sem saber como seria a apresentação, havia convidado o grupo Bacamarteiros, da cidade de Carmópolis, Sergipe, acontecendo o encontro desagradável. Por isso, não restou outra alternativa se não a organização pedir para os sergipanos interromperem sua apresentação, voltando em seguida à arena cultural.

Depois dos Bacamarteiros, então, houve a apresentação do Samba de Pareia, da cidade de Laranjeiras, também de Sergipe; do São Gonçalo, de São Gonçalo do Amarante, do Rio Grande do Norte; GODAP, de Olímpia; Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte; Balé Folclórico Tradições da Amazônia, de Belém, Pará; Centro de Tradições Gaúchas Potreiro Grande, da cidade de Tramandaí, Rio Grande do Sul; e Congos de Oeiras de Oeiras, Piauí.As apresentações terminaram por volta da 0h45 da segunda-feira, dia 10.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas