16 de novembro | 2014

Agora Olímpia é oficialmente a Capital Nacional do Folclore

Compartilhe:

Da redação e assessoria

Somente a partir de agora, quando o evento já perdeu muito das características culturais que sempre foram preservadas pelo seu criador, o folclorista professor José Sant’anna, é que Olímpia passou a ser oficialmente a Capital Nacional do Folclore por causa do Festival Nacional de Folclore (Fefol), que vem sendo realizado há 50 anos.

Isso porque foi aprovado em redação final na última terça-feira, dia 11 de novembro, pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6150/2013, de autoria do deputado federal Sandro Mabel, conferindo esse título a Olímpia.

No entanto, ainda restam alguns passos para se chegar ao título desejado. Isso porque agora, o projeto passará para a aprovação do Senado Federal e em seguida para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado Sandro Mabel em agosto de 2013. Na justificativa o deputado expôs todos os dados do munícipio, bem como dados do Fefol como número de visitantes, atrações, tipos de danças apresentadas, quando foi criado, quem é seu criador, entre outros dados. Ao final do projeto Sandro Mabel defendeu o festival de Olímpia.

“A cada ano, mais de cem mil pessoas, entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes, participam do evento. Cabe destacar que a entrada é franca, em respeito à ideia original do idealizador do evento, sob o argumento de que se trata de folclore, coisa do povo, e, sendo assim, um festival que se propõe a celebrá-lo, deve, também, ser uma festa de todos, uma festa do povo”.

Após a apresentação, o projeto de lei foi apreciado e analisado pelas comissões de Cultura e Constituição, Justiça e Cidadania. Depois da aprovação das comissões, o projeto seguiu em tramitação ordinária, aguardando deliberação. Agora ela passa para a aprovação do Senado Federal e em seguida para a sanção da presidente Dilma Rousseff para tornar-se oficialmente Capital Nacional do Folclore.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas