16 de outubro | 2007

Funcionários da CEF voltam ao trabalho depois de 6 dias de greve

Compartilhe:

Depois de seis dias de paralisação por causa do movimento grevista da categoria, os funcionários da agência de Olímpia da Caixa Econômica Federal (CEF) voltaram a atender o público normalmente.

 A informação foi confirmada na manhã da quarta-feira (10) desta semana, pelo vice-presidente do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e presidente da subsede de Olímpia, Hilário Giuliano Ruiz (foto).

Em nome dos funcionários da agência da CEF, a única na cidade que chegou a aderir ao movimento da categoria – os demais seguiram decisões de seus companheiros de outras instituições bancárias, Ruiz pediu desculpas aos usuários por causa dos transtornos que a paralisação causou.

Ele justificou que não sobrou outra alternativa senão a paralização do atendimento interno ao público, respeitando apenas a parte de auto-atendimento da agência, principalmente os aposentados e outros saques emergenciais.

A decisão pela volta ao trabalho, de acordo com o sindicalista, se deu por volta das 18 horas da terça-feira (09) em assembléia realizada em Rio Preto, quando foi debatida a proposta do banco para os funcionários.

Ruiz diz que vê que houve um avanço nestas negociações. "A gente sai, na realidade, vitorioso nesta luta", comentou. Uma das conquistas, segundo informou, é a contratação de mais três mil funcionários através de novo concurso a ser aberto a partir de 2008.

Na noite de segunda-feira, representantes dos funcionários do banco estiveram reunidos com a diretoria da Caixa para nova rodada de negociações, após o banco ter ajuizado dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No dia seguinte, a CEF solicitou a suspensão da audiência de conciliação no TST por ter apresentado nova proposta aos bancários. Os funcionários aprovaram a proposta de reajuste salarial de 6%, participação nos lucros e resultados (PLR) de RS 4,1 mil aos não-comissionados e R$ 4,3 mil aos comissionados.

Todos os funcionários, menos o pessoal da gerência, que tiveram que ficar de retaguarda, ou seja, a maioria dos caixas e escriturários estavam em greve. A agência de Olímpia, de acordo com ele, tem em torno de 21 funcionários.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas