21 de janeiro | 2019

Cuidado com as dietas mirabolantes

Compartilhe:

A “ditadura da magreza” é uma realidade cruel. Em nome dela, muitas pessoas recorrem às dietas mirabolantes que fazem muito mal à saúde / GB Imagem

Incluir alimentos que desintoxicam o organismo pode ser saudável. No entanto, muito cuidado se deve ter na hora de misturar alimentos que prometem isso. O ideal mesmo é procurar orientação do médico nutricionista / GB Imagem

 

 

Muitas vezes não dá para falar de beleza sem falar de saúde. Nunca a humanidade esteve em tamanha crise com seu próprio corpo. Poucas são as pessoas que se dizem satisfeitas com a silhueta, com o tipo de cabelo ou tipo de pele que tem naturalmente. Todo mundo quer ser lindo! Mas, afinal qual seria a silhueta perfeita? Aquela silhueta que vemos nas passarelas da alta moda?

A indústria da moda “começou a acordar” e tem procurado contemplar todos os tipos de silhueta, mas ainda existe muito para ser conquistado. A ditadura da magreza ainda é uma realidade dura. Os mais rechonchudos são cobrados para perderem peso. Claro, tem as questões de saúde, mas a cobrança da estética é muito cruel.

E por causa dessa cobrança, não faltam pessoas que aderem a qualquer dieta que promete perda de peso. E é aí que está o perigo.

As dietas da moda quase sempre recomendam a exclusão de algum grupo alimentar e, consequentemente, de nutrientes, o que fatalmente afeta o desempenho do organismo, que necessita de todos os nutrientes em equilíbrio para o seu adequado funcionamento. 
Retirar a lactose da dieta não emagrece, explicam os especialistas em Nutrição. A lactose é um nutriente, é o açúcar do leite, que deve fazer parte de uma dieta balanceada. A lactose não traz nenhum malefício para a saúde, salvo para aquelas pessoas com intolerância à lactose diagnosticada. 
Os principais atributos nutricionais do leite e seus derivados se destacam por estes alimentos serem fontes importantes de proteína de alto valor biológico, por serem a principal fonte de cálcio na alimentação, além de conterem minerais e vitaminas em abundância.
Dentro de uma dieta balanceada, os lácteos contribuem para a manutenção do peso saudável, sendo seu consumo recomendado para todas as fases da vida do ser humano, desde crianças, adolescentes, adultos, praticantes de atividade física, gestantes, lactantes e idosos.
Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a excluir glúten da sua alimentação. O glúten é a fração proteica do trigo e não faz nenhum mal para a saúde, exceto para aqueles com doença celíaca. Remover ou reduzir drasticamente o glúten da dieta para quem não tem doença celíaca é incorrer no erro de fazer substituições que podem prejudicar a saúde, além de desenvolver uma sensibilidade antes inexistente.
A queridinha da vez é a Low Carb, a famosa dieta de Atkins, agora repaginada, na qual frutas e legumes são bem-vindos e representam as únicas fontes de carboidratos da dieta. Nesta dieta, o organismo é privado de diversos nutrientes.
Os sucos detox já estiveram mais em alta, mas ainda são adotados por muitas pessoas no intuito de desintoxicar, desinchar ou de "purificar o organismo". Entretanto, a privação de nutrientes e de fontes consistentes de energia para o corpo, acabam intoxicando ainda mais o organismo, dado que o corpo aumenta a produção de hormônios relacionados ao estresse quando está em estado de privação energética. E os efeitos não param por aí, tomar apenas sucos por 2 ou 3 dias, diminui a frequência intestinal, aumentando o acúmulo de toxinas no intestino, prejudicando a frequência de evacuação.
Realizar dietas de emagrecimento ou para ganho de peso, sem a devida orientação, pode causar sérias complicação para o organismo. Cada pessoa tem necessidades específicas e individuais, e por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. A exclusão e/ou a restrição de grupos alimentares da dieta afeta diretamente a saúde. O equilíbrio e a variedade na dieta são fundamentais para garantir a adequada nutrição do organismo, sem deficiências e sem excessos nutricionais. E mais, não se pode desprezar a predisposição genética de cada pessoa. Cada um tem a sua própria beleza!

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas