05 de março | 2017

Abaixo-assinado quer que prefeito continue Projeto Iniciação Teatral

Compartilhe:

Um abaixo-assinado, que até no final da manhã desta sexta-feira, dia 3, já contava com 129 apo­ia­dores, pede a continuidade do Projeto Iniciação Cul­tural de Olímpia, que vinha sendo desenvolvido na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassi­a­no Ayusso, na região central de Olímpia. A meta é atingir o total de 200 assinaturas na busca de defesa para a continuidade do trabalho.

Desalojado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer, o trabalho desenvolvido pelo professor Genival Miranda estaria correndo risco de extinção pela administração do prefeito Fernando Augusto Cunha. De acordo com informações obtidas por esta Folha, atualmente estaria sendo realizado em uma escola particular.

O pedido de socorro da continuação do projeto aparece em uma posta­gem com o nome Continuação do Projeto Iniciação Teatral de Olímpia na Casa de Cultura, do dia 3 de fevereiro, na página da própria instituição no Fa­cebook.

De acordo com a publicação, o Projeto Iniciação Teatral de Olímpia existe há quatro anos na Casa de Cultura de Olím­pia, com a­poio da Prefeitura de O­lím­pia, por me­io da Secretaria de Cultura, Esportes e La­zer.

Trata-se de um curso livre de iniciação teatral também preparatório pa­ra as artes cênicas, que já certificou vários bene­fi­ciários em sete turmas, atendendo, ao mesmo tempo, à demanda pela aplicação de recursos téc­nicos teatrais no desenvolvimento pessoal e nos processos de comunicação.

Os integrantes do Projeto de Teatro desenvolvido pela Prefeitura de Olímpia encenaram nos dias 18 e 19 de março de 2016, na Casa de Cultura, a peça “O Pequeno Príncipe”, com a coordenação do professor Genival Miranda.

No dia 18, duas sessões foram apresentadas para alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino. No dia seguinte, foi realizada a estreia para o público geral, onde foram arrecadados alimentos para o Abrigo São José. Todas as sessões estavam lotadas.

De acordo com o então secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Gustavo Zanette, a peça encerrou um ciclo de quatro anos com os alunos de iniciação teatral.

A peça “O Pequeno Príncipe”, clássico francês de Antoine de Saint-Exupéry, conta a história de um prin­cipezinho que viaja por pequenos asteroides e aprende diferentes formas de viver. Segundo o professor Genival, o Projeto Iniciação Teatral visa incentivar a produção local de arte cênica, podendo democratizar o acesso ao teatro, tendo como proposta formar novos grupos e fomentar a atividade cultural na cidade.

“No último ano expandimos a experiência do curso para crianças de 7 a 12 anos com resultado muito promissor. Este instrumento tem o objetivo de permitir a continuidade deste projeto”.

Projetos serão avaliados pelo Conselho Municipal de Cultura

Da redação e assessoria

De acordo com a informação da assessoria, com relação aos projetos de teatro, música e dança, que eram realizados na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, todos passarão por avaliação do CMC – Conselho Municipal de Cultura na próxima quinta-feira, dia 9.

Informa também que depois de aprovados, serão devidamente direci­o­nados para outros lugares até que a Casa de Cultura seja devidamente reformada. Recentemente, a se­cretaria anunciou algumas mudanças para melhor atender toda a população.

Em breve, o espaço passará por reforma tanto no auditório como na biblioteca. No local, serão instalados equipamentos de segurança e iluminação, que respeitem as normas técnicas, bem co­mo me­lhorias na ventilação.

A biblioteca municipal possui um acervo de 20 mil livros, que está comprometido devido aos pro­blemas de umidade causados pelos vazamentos. Por isso, durante a reforma, o atendimento aos munícipes será realizado na recém-inaugurada biblioteca do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, na Rua Mário Ris­cali, 205 – Jardim Luiza, na zona leste da cidade.

O saguão da Casa de Cultura também passará por mudanças, realo­cando os quadros em exposição, com devida identificação e iluminação, o que valorizará tanto as obras existentes quanto as exposições itinerantes de artistas de Olímpia e região, que o espaço possa vir a receber.

O objetivo da reforma é que Casa de Cultura seja revitalizada e realmente transformada num espaço cultural para uso de toda a população. Atualmente, o atendimento da secretaria de Cultura está sendo realizado no Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas e Turísticas Professor José Sant’­anna.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas