24 de janeiro | 2010

A pneumonia não é exclusividade do inverno

Compartilhe:

Pneumonia é doença do inverno? Parece que não. O ar condicionado, elemento essencial para se aguentar o calor do verão, tem sido apontado como um dos grandes vilões. Não, não é por causa do ar frio que o equipamento produz, mas porque se não for higienizado cor­retamente (e isso acontece com frequência), pode abrigar muitos germes, um deles seria a Legionella, que pode provocar a pneumonia. E pne­mo­nia mata, principalmente idosos e crianças.

Vamos entender um pouquinho mais o assunto. Além das bactérias presente nos aparelhos, outros causadores de pneumonias frequentes são o pneumo­coco Haemophilus influenzae, mais comum em fumantes e portadores de DPOC; a Klebsiella e enterobactérias, presentes nos intestinos.

O grande responsável pelas pneumonias mais graves, bem como pela recente pandemia da gripe A-H1N1, é o vírus Influenza. De acordo com especialistas em doenças pulmonares, não existe uma forma totalmente eficaz de se prevenir a pneumonia. Manter bons hábitos como alimentação saudável, atividade física e repouso adequado são fundamentais para um bom equilíbrio do sistema imunológico e contribuem com a prevenção de quaisquer doenças.

A maneira mais adequada para prevenção contra o risco de morte por pneumonia é a vacinação anual contra a gripe, uma vez que uma doença está relacionada à outra. Em idosos, a vacinação reduz cerca 50% a mortalidade por doenças respiratórias quando comparados aos não vacinados. Em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquite e enfisema pulmonar, a redução chega a 70%”, ó que afirmam os especialistas.

As pneumonias são infecções que têm origem em bactérias ou vírus que penetram no interior dos pulmões devido a uma falha no sistema de defesa do sistema respiratório. Os casos de transmissão de uma pessoa para outra

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas