12 de agosto | 2023

59º Fefol já registrou mais de 75 mil pessoas no Recinto

Compartilhe:

OLÍMPIA FOLCLÓRICA!
37 grupos comporão o desfile que terá inédita Escola de Samba com enredo inspirado no Fefol.
No sábado apresentações em palanque começam às 18 horas com 25 grupos.

 

Da redação com assessoria da prefeitura – O 59ª edição do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, que está sendo realizado desde o sábado passado, dia 05 de agosto e segue até este domingo, dia 13, segundo balanço da Comissão Organizadora, até a quinta-feira (10), já tinha recebido mais de 75 mil pessoas no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, apenas na programação noturna, sem contabilizar os grupos participantes e também o movimento das atividades diurnas da Educação, que movimentam o FEFOL.

Participação considerável vem tendo as apresentações também via internet, com presença maciça dos internautas de diversos cantos do país, acompanhando a programação noturna que é transmitida pelos canais oficiais, registrando mais de 60 mil visualizações até quinta-feira.

Hoje, sábado (12), no Recinto, as atividades continuam com a chegada dos grupos tradicionais do Estado de São Paulo que sempre encerram a festa. Por isso, a programação que terá mais de 25 apresentações e terá início às 18 horas, para não se alongar durante a madrugada, prestigiando as famílias e o público assíduo da festa.

Ainda hoje, sábado (12), pela manhã, o FEFOL promove a peregrinação dos grupos na Praça da Matriz, às 10 horas.

ENCERRAMENTO

No domingo, dia 13 de agosto, o encerramento do 59º FEFOL será marcado pelo desfile na Avenida Menina Moça, em frente à portaria principal, a partir das 09 horas. Uma a uma, as cinco regiões brasileiras percorrerão o trajeto, na passarela da cultura popular, composta pelos grupos que as representam. O Grupo Folclórico Parafusos, de Largato – SE, será o abre-alas do cortejo.

Ao todo, 37 grupos participantes do FEFOL estarão presentes no desfile, que contará ainda com a participação especial e inédita da Escola de Samba Mocidade Independente da Zona Leste, de São Paulo, que faz parte do grupo especial e, neste ano, teve seu samba-enredo inspirado em Olímpia e no Festival do Folclore.

À noite, a programação começa às 20 horas, com os grupos que ainda estarão presentes e apresentação da escola de samba e da Orquestra de Violas da ABECAO de Olímpia, encerrando a festa.

ABERTURA COM MAIS DE 30 MIL

Segundo release divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Olímpia, a abertura do 59º Festival do Folclore, ocorrida no último sábado, 05, quando centenas de alunos da rede pública se apresentaram, superou o público do ano passado e registrando o recorde de mais de 32 mil pessoas no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”.

Com mais de 550 pessoas envolvidas, sendo cerca de 300 crianças das escolas municipais, também integraram a apresentação a Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, os grupos parafolclóricos, Frutos da Terra e GODAP, Companhia Arte N’Alma, Projeto Iniciação Teatral Olímpia, Grupo Geração Folclore, ONG Humanizar (Samba Lata do professor Gilson Brender), Banda Estação com arranjos de João Carlos Rocha (Rochinha), entre outros. A apresentação durou cerca de uma hora.

Na sequência, as autoridades subiram ao palco para receber, junto com os espectadores cerca de 20 grupos participantes da edição que já estão em Olímpia. Os visitantes foram recepcionadas pelo prefeito Fernando Cunha, o vice Fábio Martinez, a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti e demais secretários municipais, vereadores, representantes da associação Olímpia Para Todos, membros da Comissão Executiva do 59º Fefol, além do secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, representando o Governador Tarcísio de Freitas, e o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, que estiveram no Recinto também para a entrega do Novo Museu do Folclore, inaugurado pouco antes da abertura oficial do FEFOL.

PARAFUSOS ABRIU
O 59º FESTIVAL DO FOLCLORE

O grupo que abriu o 59º FEFOL foi Parafusos, de Lagarto-SE, homenageado da edição de 2023. Em seguida, as apresentações ficaram por conta das Taieiras e Grupo de Pífanos, também de Lagarto, seguidos dos grupos folclóricos Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antônio da Alegria (SP), Moçambique Mamãe do Rosário, de Catalão (GO), Batalhão de Bacamarteiros, de Carmópolis (SE). O estreante Grupo EITA de Projeções Folclóricas, de João Pessoa (PB) também levantou o público, juntamente com a alegria do Papanguarte Balé Popular, de Bezerros (PE), da Associação Cultural Flor do Campo, de Cuiabá (MT), e dos gaúchos do Grupo Juvenil do Centro de Tradições Gaúcha Aldeia dos Anjos, de Gravataí (RS). Finalizando a noite, se apresentaram os nordestinos Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, de Fortaleza (CE), e o estreante Reviver Alagoano, de Maceió (AL).

No domingo, dia 06, a programação começou pela manhã, com a Missa dos Violeiros, em Ação de Graças ao 59º FEFOL. À noite, às 20 horas, mais 11 grupos abrilhantaram o palco do festival com apresentações de norte a sul do Brasil. Segundo levantamento da Comissão Organizadora, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Recinto na segunda noite do evento. O público se espalhou para aproveitar todos os espaços da festa como a arena, Vila Brasil, o Pavilhão do Artesanato, a varia a praça de alimentação e o parque de diversões.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas