03 de junho | 2008

Cortador de cana de Altair conclui Maratona de S. Paulo em 3h13

Compartilhe:

O cortador de cana-de-açúcar Manoel Pinheiro, 36 anos de idade, da cidade de Altair, completou os 42.195 metros da Maratona Internacional de São Paulo, realizada no domingo, dia 1.º, na 251ª posição com o tempo de 3h13m09. Entre os atletas da categoria 35 a 39 anos, ele foi o 53º.

O frio e a chuva, segundo o rurícola, atrapalharam seu desempenho durante a prova. Acostumado com forte calor da região, Pinheiro diz que esperava fechar a prova pelo menos com o tempo de 2h28m. Porém, a marca conseguida agora já é melhor do que o tempo de 3h36 registrado na prova de 2003, quando participou da prova pela primeira vez.

Para poder praticar a modalidade, a luta de Pinheiro é bastante árdua. Há 17 anos ele enfrenta uma inacreditável romaria de pelo menos 15 horas diárias entre sua casa, o trabalho e o treino.

Toma um “café preto”, conforme classifica, quando ainda está escuro, por volta das 4h35, acompanhado de um pão com manteiga, quando tem na dispensa e só volta para casa após as 20 horas.

Nesse período de tempo, além das obrigações que tem no canavial, que faz rodar cerca de 40 quilômetros dentro de um ônibus no trajeto entre sua casa, em Altair e a lavoura no mesmo município, ainda treina num percurso de 15 quilômetros à pé pelas estradas de terra.

Natural de Itaubim, localizada no Vale do Jequitinhonha-MG, Pinheiro conta que chegou em Altair, com os pais e mais nove irmãos, no início dos anos 80, para trabalhar na roça, passando por muitas dificuldades na chegada por não terem dinheiro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas