30 de julho | 2023

59.º Fefol terá visita inédita de três ministros de Estado

Compartilhe:

REUNIÃO COM PADILHA!
Virão os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do turismo, Celso Sabino e a da Cultura, Margareth Menezes, que estava dependendo de agenda e confirmou sua participação na tarde do sábado, 29.
O prefeito convidou Padilha em reunião particular que teve no sábado, 22, em Rio Preto. Na ocasião, ministro confirmou apoio do governo na construção do aeroporto internacional de Olímpia.

 

O 59.º Festival do Folclore, que acontece de 05 a 13 de agosto, já tem confirmadas as presenças de três ministros. O das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e o do turismo, Celso Sabino. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que estava dependendo de agenda, confirmou sua participação na tarde do sábado, 29.

A vinda de três ministros para conhecer a festa que fez de Olímpia a Capital Nacional do Folclore é um fato inédito, talvez, em toda a história da cidade. Já, a última vinda de um representante do primeiro escalão do governo federal aconteceu há quase 30 anos. O último foi o então ministro da Cultura, Francisco Correia Weffort, em 1994, no governo de Fernando Henrique Cardoso, durante o 33º Fefol.

Tudo isso foi consequência de um encontro do prefeito Fernando Cunha com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ocorrido no sábado, 22 de julho, em São José do Rio Preto.

ARTICULAÇÃO DOS ADVOGADOS
WILLIAN ZANOLLI E MÔNICA NOGUEIRA

Todo o processo de articulação e tratativas para esse encontro teve o apoio do PT de Olímpia, por meio dos advogados William Zanolli e Mônica Maria de Lima Nogueira (presidente do partido na cidade), que foram fundamentais na viabilização da agenda positiva para o município.

O prefeito de Olímpia Fernando Cunha participou na manhã de sábado, 22, de um encontro com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, juntamente com outros prefeitos da região. O evento ocorreu no anfiteatro do Hospital de Base e abriu espaço para discussões importantes sobre o desenvolvimento do noroeste paulista.

Além do encontro coletivo, o prefeito Fernando Cunha teve ainda uma agenda exclusiva com o Ministro Padilha para tratar de assuntos específicos relacionados a Olímpia, principalmente quanto ao turismo e ao festival do folclore.

PADILHA FALOU DO
AEROPORTO INTERNACIONAL DE OLÍMPIA
PARA A IMPRENSA REGIONAL

Ao final do encontro, em entrevista à imprensa regional presente no evento, Padilha confirmou que o governo federal vai dar total apoio para a construção de um aeroporto internacional em Olímpia.

“O prefeito de Olímpia, hoje de manhã, apresentou um projeto muito importante, que é a construção de um aeroporto internacional para Olímpia. E quero afirmar aqui que tem todo o apoio meu e do governo federal, para a implantação deste projeto. Falamos com o ministro Marcio França, dos Portos e Aeroportos e vou discutir com o relator do orçamento para que coloque no orçamento do ano que vem a construção do aeroporto internacional de Olímpia”, destacou o ministro Alexandre Padilha, aos jornalistas presentes.

PADILHA:
OLÍMPIA É REFERÊNCIA NACIONAL
NO FOLCLORE E NO TURISMO

Na reunião realizada no período da manhã, o prefeito também convidou oficialmente o Ministro para participar da abertura da 59ª edição do Festival do Folclore de Olímpia, que será realizado no próximo dia 05 de agosto.

Após a reunião particular, que foi articulada pelos integrantes do PT de Olímpia, os advogados William Zanolli e Mônica Maria de Lima Nogueira (presidente do partido na cidade), Padilha gravou um vídeo ao lado do prefeito falando sobre as tratativas e já anunciando também que estará em Olímpia no Festival do Folclore e que deverá vir acompanhadodo ministro do Turismo.

“É uma alegria estar aqui hoje com o prefeito Fernando, da grande cidade de Olímpia, um marco do interior do Estado de São Paulo, uma referência nacional no folclore e no turismo. Quero dizer aqui, agora, que em agosto, no 59º Festival do Folclore, eu estarei em Olímpia, acompanhado do Ministro do Turismo que pela primeira vez nas últimas décadas visitará Olímpia durante o Festival do Folclore”, garantiu no sábado o ministro Padilha.

UNIÃO ESTÁ DE PORTAS
ABERTAS PARA OLÍMPIA

E continuou: “Vamos também aproveitar a oportunidade para poder discutir um projeto estruturante para Olímpia, principalmente para ampliar o turismo, como, por exemplo, o aeroporto internacional, que já tem apoio do Ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, e o nosso apoio no Palácio do Planalto.Vamos colocar no orçamento do ano que vem e vamos colocar também no congresso para fortalecer o Folclore e a Cultura em Olímpia”.

O ministro fez questão de dizer que a união está de portas abertas para Olímpia com vários programas como o combate a violência nas escolas, programa Paulo Gustavo, entre outros.

PADILHA AUTORIZOU A UPA DE OLÍMPIA
QUANDO ERA MINISTRO DA SAÚDE

Padilha, que no governo anterior de Lula foi Ministro da Saúde e autorizou a UPA para Olímpia, também reafirmou que pode ajudar no encaminhamento de projetos para esta área necessária para os municípios atualmente.

O prefeito, ao final da gravação do vídeo, na manhã de sábado, agradeceu o ministro e os amigos de Olímpia, Willian Zanolli e Mônica Nogueira, que possibilitaram o encontro. “O ministro já mostrou ter a cidade como importante, distinguindo Olímpia com tanta atenção, abrindo as portas do palácio do governo em Brasília e o acesso ao governo federal, e com a compreensão da essência de Olímpia, que é o lado econômico, o desenvolvimento turístico, com o apoio à construção do nosso aeroporto e o lado cultural que é o nosso folclore. Olímpia é muito grata ao senhor, ministro”, concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas