24 de agosto | 2022

“E Deixou de Ser Colônia” – é leitura indicada para estudantes, historiadores e apaixonados pelo tema.

Compartilhe:

O Pseudo

O choque cultural entre israelenses e brasileiros norteiam o lançamento “O Pseudo”, do escritor Isaac M. Katz. Este é o terceiro livro do autor carioca que busca trazer para o público a cultura judaica com toques sutis de humor. Por meio um romance entre o protagonista – identificado como “I” – e uma israelense misteriosa auto refugiada no Brasil, o escritor introduz a presença da cultura judaica e as diferenças sociais-econômicas no país. O personagem principal é um homem de classe média-alta, demitido do emprego por suas convicções religiosas, que acaba forçado pelo pai a fazer diversos concursos públicos (inclusive de primeiro grau!). Já Yael, mergulhada na apatia prefere esquecer o passado. Aqui todos a veem apenas como uma prostituta, mas, em sua terra natal, a israelense era oficial-tenente condecorada do exército. Depois de se rebelar contra os superiores, foi retirada de campo e transferida para o setor burocrático. I aproveita a oportunidade e a usa em seu esquema de fraude contra seu novo amigo milionário. Para expressar uma fluidez narrativa, Isaac M. Katz revela a própria mistura de cultura judaica e brasileira ao inserir termos em hebraico no decorrer do enredo. A obra conta também com um glossário de palavras comuns no cotidiano da religião para auxiliar o leitor não judeu na compreensão da narrativa. A temporada que o autor passou em Tel Aviv, na costa israelense do mar Mediterrâneo, contribuiu com a fidedignidade na descrição das cenas e dos personagens. Com formações em Direito e Cinema, Katz possui outros dois livros que abordam a temática judaica, “A Leaká e Eu” e “O Rei da Dor”. O livro tem 232 páginas.

 

E Deixou de Ser Colônia

Celebrado em 2022, o Bicentenário da Independência do Brasil incita comemorações e também o resgate histórico do processo de separação de Portugal. Neste sentido, a editora Almedina Brasil lança “E Deixou de Ser Colônia”, obra coletiva organizada pelo historiador João Paulo Pimenta. A novidade reúne artigos assinados por doutores em história e oferece uma síntese factual com enfoque analítico rigoroso sobre os acontecimentos que levaram à independência e suas consequências. Este trabalho, porém, é feito de forma fluída e educativa sem deixar de cativar o leitor. Dentre os temas abordados no livro estão a crise do Antigo Regime, a relação entre os povos indígenas e o processo de independência, a situação dos negros escravizados no Brasil Império, a receptividade da imprensa para as pautas republicanas e outros tópicos importantes para contextualizar as particularidades da época. O organizador da obra, João Paulo Pimenta, é doutor em História e professor do Departamento de História da USP desde 2004. É, ainda, especialista na História do Brasil e da América dos Séculos XVIII e XIX e nos processos de independência e construção dos estados nacionais americanos. “E Deixou de Ser Colônia” é leitura indicada para estudantes, historiadores e apaixonados pelo tema. O livro representa uma oportunidade de profunda reflexão sobre um marco histórico que influenciou transformações econômicas, sociais e repercute até hoje na realidade do país. O livro tem 422 páginas.

 

Abrace Poemas e Frases

Quando damos um abraço e somos abraçados em troca, temos uma sensação de satisfação imediata, mas poucos sabem que, além desse sentimento de felicidade repentina, o abraço faz bem à saúde, é de graça, ajuda na autoestima, reduz o estresse, oferece proteção e desenvolve relacionamentos. É também nesse pequeno e silencioso espaço que acontecem as declarações mais lindas, e Rosângela Aguiar, autora da obra “Abrace Poemas e Frases” buscou trazer toda a beleza de um abraço revelada entre poemas e frases. No início de 2020, Rosângela teve de trabalhar na linha de frente à Covid-19. Na época estava quase terminando seu livro, mas teve que parar por dois anos. E foi em meio ao próprio luto em família que resolveu batizar o livro com o título “Abrace Poemas e Frases”, em homenagem aos milhões de abraços perdidos durante a pandemia, mas entendeu que qualquer fator que leva um ente querido nos deixa sem esse abraço e a proposta da obra é que abracemos a fé e superação que é tão importante para continuar vivendo em meio a tantas crises vividas e vivenciadas por cada um de nós. Há 15 anos é enfermeira e professora, dedicando-se a ensinar às pessoas que há muitas causas de doenças e, na maioria das vezes, o adoecer acontece quando deixamos de ter amor-próprio. Seu maior diferencial não é falar de uma poesia romantizada e rimada, mas a que impulsiona, eleva e desenvolve pessoas. Suas palestras de impacto ensinam que é na dor que encontramos a força. Assim como em suas apresentações, Rosângela, por meio de seu livro, possui um estilo original e único, e toca diretamente no coração das pessoas com um viés de superação, sendo comum quem a ouve dizer que “tem o dom de tocar a alma”. O abraço é definição da poesia mais linda. Seja na chegada ou na despedida. Seja na alegria ou na dor. “Abrace, pois é nesse pequeno e silencioso espaço que ocorrem as declarações mais belas de amor”, finaliza a autora. Da editora Literare Books International, o livro tem 104 páginas.

 

Verdade Obscura – O Dilema de James Bonnet

Enquanto algumas obras oferecem um importante conhecimento científico, outras nos encantam com suas narrativas fictícias envolventes. Em “Verdade Obscura – O Dilema de James Bonnet”, o escritor e engenheiro químico C. S. Bolton faz as duas coisas ao convidar o leitor para ir além do entretenimento. Mais que uma história fascinante, o livro reserva um amplo acervo de informações sobre o Raciocínio Crítico e Criativo. Esta é uma linha de pensamento que incentiva a análise crítica dos dilemas e a busca por soluções com foco em inovação, além de ser uma das habilidades que serão exigidas dos profissionais do futuro, segundo o World Economic Forum. Ao longo das páginas, é possível acessar QR Codes que liberam o acesso a artigos e vídeos exclusivos com discussões científicas, curiosidades e desdobramentos dos temas abordados na obra. Somados a esse recurso, o autor incluiu ainda quadros explicativos que desenvolvem conceitos apresentados e ampliam a experiência de leitura. Na trama, uma morte desperta James a lutar pela vida de seu filho. Em uma pesquisa desesperada, o cientista contará com a ajuda de Sandra, especialista em inteligência artificial, para criar um processo inovador de cura. O problema é que isso acaba atraindo a atenção tanto dos que querem tirá-lo do caminho quanto dos gananciosos que querem roubar sua pesquisa. Para descobrir a cura para a doença rara do pequeno Gabriel, James e sua equipe desenvolveram uma inteligência artificial capaz de diagnosticar e encontrar o melhor tratamento para praticamente qualquer enfermidade. No entanto, nada tão grandioso passaria desapercebido das grandes corporações, dos políticos e investidores de Wall Street. O desafio agora é garantir que esse recurso inovador não caia nas mãos erradas. Com 282 páginas, o livro é da Editora Areia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas