01 de outubro | 2009

Saúde investiga novo surto de ‘gripe suína’ em escola da cidade

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde está investigando um possível novo surto de gripe Influenza A, definida cientificamente como H1N1, mas que ficou conhecida como ‘gripe suína’, numa das escolas da rede de ensino da cidade de Olímpia. A informação foi divulgada no final da manhã da quinta-feira, dia 1.º, pela coordenadora de Vigilância e Saúde, Marli Manzatto Belucci dos Santos.

“O que tivemos de novo essa semana foi uma investigação numa outra escola. Nós colhemos exames desses alunos, são três alunos de uma sala e tomamos todas as providências e estamos aguardando os resultados”, respondeu ao ser questionada se havia mais algum caso positivo da doença, além dos 12 confirmados cerca de 6 dias atrás.

Marli Belucci informou que até na manhã da quinta-feira não foi confirmado mais nenhum caso positivo, mas apenas novos casos suspeitos. “De exames laboratoriais, provavelmente na segunda-feira, 05/10, teremos resultados, mas até o momento, o que tem de novo é que teve mais coletas”.

Segundo ela, até a mesma data, 36 exames tinham sido encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, sendo que nove tiveram resultados negativos e 11 positivos. O 12.º caso foi confirmado por vínculo epidemiológico, quando a pessoa tem contatos com o paciente e, em seguida apresenta os sintomas da doença. Porém, ainda são aguardados os resultados de 16 testes encaminhados.

Santa Casa
Na Santa Casa de Olímpia, de acordo com informação divulgada na quinta-feira, dia 1.º, pelo jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, seis crianças e adolescentes estavam internados no dia anterior, com suspeita de terem contraído a ‘gripe suína’.

Sobre as internações na Santa Casa, a coordenadora comenta que são comuns. “Internações e coletas a gente tem todos os dias, levamos exames todos os dias para Ribeirão Preto. Já virou hábito, inclusive aos sábados e domingos”, afirmou. A maioria das pessoas afetadas pela gripe é de crianças, na faixa etária menores de 13 anos.

Paralisia infantil
Por outro lado, a Secretaria de Saúde prorrogou mais uma vez a campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida popularmente por paralisia infantil. A vacinação que seria encerrada na sexta-feira, dia 2, será realizada até na terça-feira, dia 6.

A coordenadora justifica que a campanha vacinou apenas 94,15%, faltando ainda 28 crianças para serem atendidas. A meta é atingir 95% das crianças com até cinco anos de idade, o que é preconizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

No entanto, em relação à meta do Ministério da Saúde, a coordenadora conta que já alcançou os 95%. “Só que aqui, pelo Estado de São Paulo, tenho que vacinar mais crianças”, justificou. Segundo ela foram vacinadas 3.088 crianças até na quarta-feira, dia 30.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas