27 de setembro | 2009

Maioria não aprova aumento de vereadores na câmara

Compartilhe:

Muito discutida em todos os âmbitos, desde que a possibilidade surgiu ainda antes do período eleitoral do ano de 2008, o aumento do número de cadeiras na câmara municipal de Olím­pia, não é bem visto pela maioria dos entrevistados pela reportagem desta Folha, na enquête realizada durante a semana.

Dos oito dos 10 entrevistados foram enfáticos ao responderem serem contrários à medida aprovada pelo Congresso Nacional. Por outro lado, os dois que não se manifestaram contrariamente, também não manifestaram totalmente favoráveis.

Uma das preocupações dos entrevistados é com o aumento dos gastos que o legislativo terá com o acréscimo de cinco vereadores. “Acho ruim porque é mais gasto para a cidade. Aí já estaria tirando os benefícios que eles poderiam estar fazendo para a cidade”, comenta a autônoma, Josiane Eugênio.

Mas as manifestações contrárias chegam até às críticas ao trabalho desenvolvido pelos vereadores, conforme comentou o vendedor, Gerson Tofolete, vendedor: “Ruim, porque acho que, para o município, tinha de diminuir e não aumentar. É uma vergonha. Acho que os que estão lá deveriam dar conta dos serviços que têm para fazer”.

No mesmo sentido foi a opinião do relojoeiro, Henrique Fantone Neto: “Acho que é completamente errado. Os vereadores que tem já não fazem o que é preciso e quanto mais vereador, pior será”.

Para o vigilante, Vagner Pessoa, um aumento no número de cadeiras seria ruim para a cidade. “Porque aumentaria as despesas e acho que a cidade, pelo número de habitantes, não compreende (precisa) desse número de vereadores que eles estão querendo aumentar”, justificou.

Os dois lados da questão, ou seja, lados positivo e negativo do acréscimo das cadeiras na câmara, foram comentados pela secretária, Aline Cássia da Silva: “por um la­do, sim porque vai ter mais gente ajudando a melhorar (trazer) recursos da cidade. Por outro, será um gasto a mais que a prefeitura vai ter também, prejudicando algumas fontes de dinheiro”.

Gastos a mais

Para o aposentado, José Maria de Jesus Marangoni, pelo tamanho da população, pouco mais de 50 mil habitantes, a câmara de Olímpia já teria um quadro de vereadores suficiente para atender suas necessidades de legislar em benefício do município. Por isso, entende que não seria benéfico.

“Uma que aumentará a despesa e há lugares que necessitam, na educação e a na saúde principalmente, um dinheiro que podia ser focalizado nesses aspectos. E acho que 15 ou 9 ou 11…, não resolvem o problema que 10 possam resolver. Acho que será um gasto a mais, supérfluo. Precisamos é de bons vereadores, independente de ser 9, 15 e, nossa câmara, parece que vai indo bem e não vejo necessidade nenhuma não”.

A estudante, Joice Maiara Pra­­do, também não vê necessidade de aumentar a quantidade de vereadores: “acho que a atual (câmara) está muito boa e está de bom tamanho a quantidade de pessoas que tem lá”.

A dúvida entre ser bom ou ruim também aparece na respostas do tratorista, José Carlos Falcheti. “Pode ser bom e pode ser ruim. Se tiver mais vereadores, se eles podem puxar mais para Olímpia, como gasto sempre vai terá, quan­to mais vereador acho que até seria bom”, acrescentou.

  aposentado, Domingos Lu­­­­iz, reclamando da atuação dos vereadores, reclamou: “para mim não presta, porque os que estão lá já não fazem nada”. Ele ainda acrescentou uma pergunta dentro de sua resposta: “para que aumentar mais?”.

A secretária do lar, Neuza Pereira, também é de opinião contrária ao aumento das vagas na câmara de Olímpia: “porque vai ter mais gastos e, ao invés de ter dinheiro para fazer obras, vai pagar mais vereadores”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas