18 de junho | 2017
Quem é mais corrupto: você ou os políticos?
SE QUISER OUVIR A COLUNA, CLIQUE AQUI E OUÇA!
GENTE BOA! …
…. Quem? Se for boa é não ser corrupto, a coisa tá feia, a coisa tá preta. Quem não é? Quem nunca levou uma vantagenzinha sequer? Quem nunca cometeu um ato em que para beneficiar a si mesmo, acabou prejudicando o próximo ou os próximos e os distantes?
QUEM TEM …
… a consciência limpa que atire a primeira pedra. Mas limpa mesmo. Não adianta achar justificativas para confortar o peso de ter feito coisa errada. Senão estará fazendo a mesma coisa que os milhares de ladrões que se encastelaram em Brasília.
OU VOCÊ …
… acha que os nossos corruptos se consideram corruptos. São vários os argumentos para amainar a culpa. Vamos a alguns:
– A gente tem que desviar para fazer caixa para poder continuar fazendo o melhor para a sociedade.
– Se a gente não desviar para se manter no poder, outro vem, desvia e tira a gente do poder.
– Se eu não fizer, outro irá fazer.
ESTAS …
… a seguir, foram tiradas de uma campanha realizada pela CGU – Controladoria Geral da União “Pequenas corrupções, diga não”, no Facebook, mostrando que não importa a atitude, corrupção é sempre corrupção.
#DigaNão: Existem muitas frases ainda usadas para justificar pequenos desvios de conduta no nosso dia a dia. É comum ouvirmos um “mas todo mundo faz!”, indicando que a ação não é um fato isolado. Porém, um erro continua sendo um erro mesmo que todos o cometam. Então é isso! Não espere pela mudança, seja você mesmo o promotor dela. Quem faz o certo não precisa de justificativas.
#DigaNão: Estacionar em vagas reservadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência, além de infração de trânsito, é uma grande falta de respeito! Então é isso! Mesmo que seja “rapidinho” ou “rapidíssimo”, não ocupe o espaço de quem necessita desta atenção especial. Quem faz o certo não precisa de justificativas.
#DigaNão: Que o exemplo precisa vir de cima, não existem dúvidas. Mas cabe lembrar que ele pode vir de todos os “lados”, de todos nós. Utilizar essa expressão como desculpa para cometer desvios de conduta não está com nada. Então é isso! Não justifique um erro seu pelo fato de alguém também tê-lo cometido. Quem faz o certo não precisa de justificativas.
#DigaNão: Muita gente ainda insiste em utilizar diferentes desculpas, ao invés de acabar com o hábito de cometer pequenos desvios de conduta no dia a dia.. “Ninguém está vendo” é uma delas. Mas não adianta, não é pelo fato de ninguém ter visto que deixou de ser errado. Às escondidas ou às claras, um erro é um erro. Pense nisso. Ande na linha. Quem faz o certo não precisa de justificativas.
#DigaNão: É isso, né gente? Essa história de usar as falhas dos outros para justificar os nossos erros não cola mais. O importante é agirmos sempre com ética e honestidade, sem desviar o olhar para os lados.
Grande, média ou pequena, todas as corrupções devem ser evitadas. Quem faz o certo não precisa de justificativas.
O EXEMPLO …
… na verdade, não tem que vir de cima. O que tem que vir de cima é uma educação que crie verdadeiros cidadãos críticos que consigam não só ler e entender um texto, mas, principalmente, refletir criticamente sobre todas as situações que ocorram à sua volta. É preciso ter consciência que quando se faz mal, ou se tira, do todo para encher o próprio bolso, alguém vai ter que pagar por isso.
E, CLARO, …
… o feitiço sempre pode virar contra o feiticeiro. Seria isto o que estaria acontecendo hoje?
A VERDADE …
… é que embora o assunto político tenha tomado grandes proporções ultimamente. As mídias sociais estão repletas de revoltas contra os políticos em geral e afirmações extremas sobre os mesmos, o ódio contra a corrupção que afeta a população é mais do que aceitável, é necessário. Pessoas que votaram em um candidato se sentem superiores e adoram gritar aos quatro ventos que não colaboraram com o caos regrado à corrupção que temos vivido atualmente. Será?
QUANDO …
… alguém pergunta o porquê de ser praticamente impossível encontrar um candidato com a ficha limpa bem posicionado no Brasil, dificilmente se obtém resposta. O problema em geral está na população. É isso aí, somos nós mesmos, que não apenas tememos o desconhecido como colaboramos diretamente para a corrupção geral.
A GENTE SAI …
… por ai, esbravejando contra todos e se sentindo vítima da corrupção que você mesmo alimenta, mas está sempre tentando levar vantagem em tudo. A diferença entre nós e os nossos políticos é que a gente tem menos poder. Do contrário, seria mais um se divertindo com o dinheiro público. Se você aproveita todas as oportunidades, mesmo que incorretas, para se dar bem nas situações, comece a pensar em suas atitudes antes de sair acusando por aí. É preciso primeiro aprimorar o próprio caráter para garantir melhores pessoas no poder futuramente…
José Salamargo – sem muita inspiração, mas convenhamos, falar de corrupção é complicado. A coisa vem lá da colonização. Falta tradição. Falta cultura. Falta educação. E o pior é que todos os corruptos que estão no poder sabem disso. E por isso mesmo não deixam que nada disso aconteça. Vamos virar a mesa? Ou locupletamos todos nós? Você decide!
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!