31 de julho | 2022

Qual versão da realidade seguir: a oficial ou a de bastidor

Compartilhe:

“Nem tão lá, nem tão cá. A verdade vagueia pelos sentidos
até ser confrontada pela experiência e pela busca de outras
informações que construam algum conceito que seja
entendido como satisfatório. Claro, sempre
até que outro venha a ser
melhor concebido”.
Mestre Baba Zen Aranes

 

PARECE QUE …

… o ditado popular “nem tudo que reluz é ouro”, nunca esteve tão presente como nos dias de hoje, onde milhões de pessoas constroem sua ideia de mundo com base em mentiras deslavadas e que não resistiriam nem a alguns minutos de pesquisa pela internet.

E, EM OLÍMPIA, …

… como no resto do Brasil (principalmente), a realidade não poderia ser diferente (pelo menos a que é captada por este escriba que teima em viver fora da corte).

SÓ PARA …

… esclarecer, há um grande número de pensadores que entende que a verdade não existe. O que existe são interpretações da dita realidade. Mesmo a ciência jamais atingiria o condão de se tornar verdade absoluta. Hoje, só a morte se enquadraria em tal conceito.

O QUE A CIÊNCIA …

… faz é construir teses que, após experimentadas e confrontadas, se transformariam em boas teorias, nunca em verdades absolutas, embora quase sempre sejam as mais próximas da realidade.

PARA UMA …

… população iletrada e esfomeada, que passa a maior parte da vida sem ler um livro, ou sem se preocupar em confirmar os certos e errados que lhes foram implantados pela educação que infunde a moral hereditária e os conceitos quase sempre construídos com base no “achismo” e não na reflexão, a verdade é aquela que chega mais fácil e hoje mais rapidamente via Facebook ou WhatsApp.

ENTRETANTO, …

… abaixo deste nível e mesmo antes que o fuxico fosse digitalizado, o que se fazia e faz chegar a grande massa é uma mistura de informações oficiais (quase sempre distorcidas por interesses dos dominantes) e as interpretações dos bastidores, estas sujeitas a censura, a ameaças e ao medo de represálias.

E É ESSE …

… o ponto a ser abordado nesta lucubração de hoje.

A SITUAÇÃO …

… oficial política atual, com atos ditatoriais, perseguições, ódio e situações dantescas é a de que nossos poderes executivo, legislativo e judiciário são independentes.

TUDO QUE TEM …

… acontecido tem sido dentro daquilo que se apregoa como princípios éticos norteadores do atual sistema. O prefeito é bonzinho, não impõe suas vontades sobre todos. Os vereadores são cumpridores efetivos de sua obrigação de legislar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. E o judiciário julga estritamente aplicando as leis, sem influências pessoais ou de terceiros.

JÁ NA PROPAGADA …

… percepção de bastidor, as interpretações feitas em cima do espernear principalmente dos atingidos pelas “verdades oficiais”, mostram que o prefeito impõe suas vontades e, enxadrista que é, constrói as situações que irão acontecer; a Câmara diz amém, carimba tudo o que vem do executivo e ainda serve como peão do enxadrista maior; e o judiciário decide sob a influência da manipulação da formação moral de seus integrantes ou da influência política dos poderosos.

José Salamargo. A teoria está colocada. Cabe a você despertar para a necessidade de refletir e duvidar sempre para poder pesquisar e buscar construir sua verdade com informações que descrevam o mais próximo possível a realidade. Senão, todos seremos sempre meros peões, enganados e usurpados por aqueles que usam a capacidade de enxergar a realidade para poder manipular as verdades que cada um tenta construir para si mesmo. De onde vem a sua verdade?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas