22 de abril | 2023

… E Por Falar Em…Diferenças Com Orlando

Compartilhe:

A. Baiochi Netto

Em virtude de nossos parques aquáticos e da elevada média mensal de turistas que a cidade vem recebendo nos últimos anos, por mais de uma vez chegou-se a comparar Olímpia à cidade de Orlando, dos Estados Unidos, famosa e conhecida internacionalmente pelos parques de lazer e de entretenimento que por lá funcionam.

Há de se reconhecer, no entanto, que tais referências, sob alguns aspectos, estariam dotadas de certo exagero, cometidos, porém, de boa fé, com o propósito de prestigiar nossa cidade, merecendo, por igual, nosso respeitoso reconhecimento. Vamos abordar nesta coluna um desses aspectos, que não é único: estamos nos referindo aos serviços urbanos de iluminação pública.

Pessoas que já visitaram Orlando, por exemplo, comentam que aquela cidade, à noite, resplandece com sua brilhante iluminação noturna, intensa e clara não apenas no centro como nos bairros periféricos.

Sejamos realistas: a iluminação pública desta nossa cidade, ainda que não seja precária, não corresponde, porém, ao nível mínimo de qualidade ideal. Sob esse aspecto, nem todas as áreas da cidade estão dotadas de uma iluminação noturna mais intensa.

De destacar-se, também, que partes da cidade ainda são iluminadas por meio das há muito tempo superadas luzes amarelas, fato que chega a dar a impressão de que a cidade encontra-se em situação de estagnação, quando a realidade é bem outra: Olímpia está em fase de boa situação econômica, de pujança e de desenvolvimento.

Há, também, locais públicos que merecem melhor iluminação, como por exemplo a Estação Rodoviária.

Pela situação comentada, que não é de hoje, não há que se falar em culpados, mesmo porque parte da culpa seria também do eleitorado que, quanto aos destinos do município, tem atuado sem indagar sobre os planos de gestão de seus candidatos e sem nada reclamar ou exigir quanto aos eleitos.

Alfredo Baiochi Netto é advogado especialista em Direito Administrativo e Direito Tributário pela PUC – São Paulo. Consultor em Direito Público e em especial nas áreas do Direito Orçamentário e Lei de Responsabilidade Fiscal, autor de trabalhos técnicos para o CEPAM e APM/SAREM.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas