21 de maio | 2017

Destruir o mito para assumir o maior Parque Aquático do Brasil?

Compartilhe:

NUM PRIMEIRO, …
… momento poderia parecer apenas ódio, orgulho ferido, ou seja lá o que for que venha dos sentimentos de um ser humano que tinha tudo e começou a ver seu império ruir.

NO ENTANTO, …
… embora chegue a parecer disparate e coisa de quem não está raciocinando dentro da lógica admitida pela sociedade, quando se junta as peças do jogo de xadrez e se tenta enxergar as verdadeiras intenções que estariam por detrás de todos estes atos intempestivos o que surge é uma verdadeira teoria da conspiração.

PRIMEIRO, …
… tomando por exemplo a própria história desta cidade de muitos coronéis dos tempos do café e, cuja elite ainda continua tendo resquícios e características de ter se originado das classes europeias culturalmente menos favo­re­cidas, notadamente portugueses e italianos: o auto­ritarismo e o egoísmo, a lei do talião, ou sendo mais claro, o que importa é o meu umbigo e dane-se a sociedade.

MAIS RECENTE, …
… no entanto, está a história do Clube de Campo Álvaro Britto que já foi um dos maiores clube sociais do interior e, após registrar episódios semelhantes, onde o interesse pessoal transcende o social ou da sociedade, acabou se transformando numa sala de jogo de baralho. E, agora, de forma nebulosa, tenta se reerguer de forma não muito transparente.

DENTRO …
… deste contexto, tivemos várias outras associações, como o Clube Recreativo e até de outros gêneros como a Beneficência Portuguesa, a Sociedade de Socorros Mútuos e a própria Santa Casa. Ou seja, numa terra em que todo mundo quer ser mais esperto que o outro, ou que a maioria; quer enganar a todos para se locupletar, o coletivo acaba sempre sucumbindo ao umbigo dos que conseguem assumir o poder.

SAINDO …
… do fator histórico e tentando entender o protagonista do atual momento, que já estaria provocando intranquilidade naqueles que mesmo instintivamente enxergam a importância do Thermas dos Laranjais na vida de toda a população, eis que hoje já é o principal propulsor da economia regional e seu maior fator de distribuição de renda, por representar a geração de algo em torno de 50% dos empregos diretos e indiretos existentes no município, vamos a análise da figura pública do advogado Caia Piton.

DE FAMÍLIA, …
… tradicional, perdeu o pai, de quem leva o mesmo nome e sobrenome, muito cedo. Foi criado pela mãe, hoje professora aposentada, ajudada na educação por parentes mais próximos.

FORMADO …
… em direito passou a exercer a profissão junto com o tio paterno e de lá saiu após desavença pessoal e ter vislumbrado a possibilidade de alçar voo alto entrando no seio da família Benatti, conquistando a confiança do empresário e empreendedor Benito Benatti, que, foi o maior prefeito que esta cidade já teve, sem nunca ter sentado na cadeira de chefe do executivo local.

SE NOTABILIZOU …
… pelo raciocínio rápido e pela capacidade de decifrar os meandros da corrompida estrutura estatal existente no país, principalmente no episódio em que o foi lacrado o poço da Petrobrás, de onde o Thermas tirava suas águas quentes.

REPRESENTANDO …
… o Thermas e seu idealizador, como homem de confiança e por ingerência dele, assumiu a direção do primeiro Resort construído em Olímpia, inclusive montando uma empresa em sociedade com uma neta de Benatti. Um verdadeiro filho por afinidade do empresário.

COM CERTEZA, …
… participou de todos os episódios marcantes da vida do mito Benatti e do próprio Thermas, de quem era procurador, nos últimos aproximadamente 10 anos, orientando juridicamente, opinando pessoalmente, tentando resolver os principais problemas, como os dos acidentes na Bolha, por exemplo.

ESTE FATO …
… merecedor de uma pequena explicação.

PRIMEIRO, …
… é um brinquedo radical e, como tal, passível do usuário sofrer acidentes, daí a existência de placas orientando sobre o que não poderia se fazer ao utilizá-lo.

E FOI UMA …
… das grandes atrações do Thermas por muito tempo sem que nada de mais grave ocorresse. Acontece que neste mesmo espaço de tempo, o número de visitantes e usuários do parque aquático praticamente triplicou e até quadruplicou, aumentando com isso a possibilidade de acidentes em todos os brinquedos considerados radicais.

DENTRO …
… deste prisma, o parque atualmente está até abaixo dos índices de acidentes em equipamentos do gênero, pois em todo mundo estes podem acontecer, pois são radicais justamente por representar desafio e expor o usuário ao perigo do próprio acidente.

SE VOCÊ …
… não seguir todas as normas impostas para utilização da atração, fatalmente sofrerá as conse­quências. Imaginem alguém que escala uma parede, ou anda pela corda de uma “tiroleza” em grande altura, e não toma as devidas precauções com cordas, ganchos e cintos? Sem dúvidas ficará sujeito às consequências de tal imprudência. Daí a classificação de radical.

MAS …
… voltando ao histórico do nosso protagonista de hoje, o advogado Caia Piton, a quem, por este jornalista ter sido também um dos interlocutores de confiança do sonhador Benito Benatti durante várias décadas, e ter participado de várias situações em que se fazia necessária a reflexão crítica, principalmente na área da comunicação, este colunista passou a conhecer e admirar principalmente sua capacidade de argumentação e coragem de agir.

À FRENTE …
… do Resort, Caia pegou um empreendimento que, segundo ele, tinha alguns milhões de dívidas e passou a utilizar as principais ferramentas do mundo tecnológico moderno para reerguê-lo.

ACONTECE …
… que, por ser adepto da exposição pública e da demonstração do glamour e do poder através das colunas sociais e das manifestações de opulência, demonstrando achar que a vida tem que ser de muito luxo e suntuosidade, acabou aprendendo a utilizar uma ferramenta que filosoficamente vem sendo chamada de pós verdade, inclusive em seu marketing pessoal.

O QUE IMPORTA …
… não é a realidade dos fatos, mas sim impor como verdade à população como um todo, ou a grupos específicos, aquilo que se cria na imaginação como sendo, ou aquilo que se quer que a população acredite que esteja acontecendo, mesmo que não seja verdade. Daí o rótulo de pós-verdade.

ESTE PRINCÍPIO …
… começou a ser descoberto ou formatado com a publicidade e a chamada propaganda sublinear, que tem como base, a tese do ministro da propaganda de Hitler, Goebels, para quem uma mentira, repetida várias vezes, se transforma em verdade.

NO ENTANTO, …
… hoje, com muito mais recursos, no lugar dos megafones utilizados na Alemanha nazista, se utiliza as redes sociais e verdadeiras revoluções e golpes se fazem através delas.

O MI­NISTÉRIO …
… da Educação, recentemente, foi flagrado utilizando a técnica para vender a ideia de que a reforma da educação que estava propondo seria a solução de todos os problemas que o setor atravessa atualmente.

SIMPLESMENTE …
… contrata-se blog­ueiros e verdadeiros profissionais especial­izados em redes sociais para ficar plantando falsas verdades e defendendo estas teses fictícias de quem paga, seja através de informações falsas, seja através de marcação cerrada e respostas imediatas a qualquer comentário que contrarie a teoria que se quer impor.

CAIA, …
… contratou e levou para o seu lado, um dos melhores “quasehackers” deste setor e passou a tentar criar no inconsciente coletivo a ideia de que é um grande administrador, mesmo tendo triplicado a dívida do empreendimento que administra e ter deixado a deterioração se impor no local, pelo menos é o que dizem parte dos condôminos em processo que agora está sob segredo de justiça e que se pode denotar de uma simples busca no site da justiça, pelo elevado número de processos de cobrança que correm na comarca local.

SÓ EM UM …
… deles existe uma dívida de R$ 380 mil de lençóis que foram comprados e não foram pagos.

E O PIOR …
… é que Caia, contra as afirmações de condômi­nos e até das dezenas de funcionários e presta­dores de serviço que estão sem receber, continua a propagar que o Resort vai às mil maravilhas e através de suas ações midiáticas consegue apoio até de secretário do município e do Estado.

MAS O RESORT, …
… assim como o Ther­mas, não é a prefeitura. Não é regido pelo direito público, onde só se pode fazer o que está previsto nas leis e não o que a lei não proíbe (direito privado), portanto, tem que atender o interesse de seus condôminos e de seus associados, respectivamente.

MAS A SAGADO …
… cavaleiro templário midiático tupi­niquim, sir Caia, teve início numa queda de braços com o filho de Benito, Mau­rício Benatti, dentro do próprio Resort, que resultou na perda de poder dele, Caia, no condomínio.

OU SEJA, …
… sua empresa, que administrava o condomínio (o complexo todo de apartamentos, lojas e áreas de serviços) e o serviço de hotelaria (pool de proprietários de apartamentos que colocam suas propriedades para locação em sistema de hotelaria), perdeu, em eleição e por decisão liminar da justiça, o primeiro e continuou apenas com a locação dos apartamentos, o serviço de hotelaria.

DAÍ COMEÇOU …
… toda a polêmica. Caia, num primeiro momento, ao eleger como destinatários de sua campanha de desmoralização, o vice-presidente do parque, arquiteto Jorge Noronha, que está ao lado de Benito desde a elaboração da primeira maquete do Thermas, há mais de 30 anos, colocando no papel, arquitetando todos os sonhos do empresário e transformando-os em realidade (hoje é um especialista em parques aquáticos) e a gerente geral Débora Vicente, que também está ao lado de Benito há décadas e conhece como ninguém todos os detalhes da administração do parque, poderia ter suas atitudes interpretadas como birra, ou como reação a um possível apoio que esperava obter deles e não teve na pendenga contra o filho de Benito.

SÓ PRA VOCÊS …
… terem uma ligeira ideia, Caia, há alguns meses atrás, quando a gerente do parque perdeu seu macaquinho de estimação, simplesmente deu de presente para ela um cachorro que custa por volta de R$ 5 mil.

TAMBÉM …
… se postava não só como orientador jurídico, mas como grande amigo do vice-presidente, sendo frequentador até da residência deste.

PORTANTO, …
… soa bastante estranha uma atitude destas, questionando a administração do Thermas nos dois últimos anos, e querendo passar que isso se dá pela falta de capacidade do empresário.

BENITO …
… Benatti continua lúcido e disse para este colunista na semana passada que poderia dirigir o Thermas por mais 20 anos, se quisesse, mas que hoje prefere ficar na área de busca de novas atrações e passar a parte administrativa para seu vice-presidente.

ALIÁS …
… todas as interrogações e dúvidas levantadas por Caia, sobre o Thermas não tem como ser disso­ciadas dele mesmo. Ou seja, se era advogado do parque, orientador jurídico e amigo, gente de casa, de Beni­to, Jorge e Débora, como não acreditar que tudo o que está questionando ele não saiba a resposta e não tenha, ele mesmo orientado para que as coisas se dessem do modo em que está levantando suspeitas?

ALIAS (2) …
… até o momento, não existe nenhuma acusação deste que caracterize ilegalidade, pois o Thermas, como associação, legalmente tem que ter a aprovação da maioria de seus associados e não de apenas um que pertencia ao quadro de administradores e hoje cospe no prato que comeu.

 MAS …
… esta semana, após os últimos acontecimentos e as últimas manifestações tanto do Parque e dos advogados de Benito, que deram inclusive entrevista coletiva para explicar a situação sobre a ótica jurídica e até pela audiência de conciliação no processo por dano moral que a família move contra Caia, e as suas próprias manifestações através de seus mecanismos de pós-verdade, a impressão é a de que a situação é bem mais complexa do que poderia imaginar este filho da Sofia, num primeiro instante.

MUITO ALÉM …
… da simples birrinha contra os ex amigos e protegidos, agora vítimas de campanha para denegrir a imagem, Caia dá mostras de que querer algo bem maior.

QUANDO …
… expõe o vice-presidente do parque, Jorge Noro­nha, simplesmente parece tentar destruir aquele que Benito já se ma­nifestou publicamente que entende ser o melhor para sucedê-lo na direção do parque, pois pretende continuar ainda por muitos anos na situação atual, ou seja, com Jorge administrando e viabilizando os projetos que ele (Benito) que quer continuar buscando ideias e atrações pelo mundo afo­ra, pois ainda sonha ver o Ther­mas se transformar no maior e o mais visitado parque aquático do mundo.

MAS O QUE É …
… pior é que diferentemente do que afirma quando diz que quer blindar a figura do empresário que tem mais de 80 anos, ao colocar que Jorge e Débora assumiram o comando do Thermas nos últimos dois anos, consciente, servindo de boi de piranha, ou inconscientemente, levado pela emoção, acaba dando a entender que tudo isto aconteceu por falta de condições de saúde do empresário.

NUMA REFLEXÃO …
… mais apurada, não dá para fugir da conclusão de que o que se está tentando fazer é destruir o mito. É dizer que Benito não existe mais para o Thermas e abrir espaço para que outros (e Caia poderia estar achando que até ele mesmo) possam disputar as eleições para assumir o comando do maior e mais bonito parque aquático e o mais visitado do Brasil e o quinto do mundo.

NESTE PONTO …
… não dá também para fugir do ditado futebolístico de que em time que está ganhando não se mexe. E, também, não dá para abrir mão de se ter na direção da maior alavanca econômica que Olímpia já teve, que é o Thermas, aquele que está lá desde o início e que hoje é um dos maiores especialistas em parques aquáticos, talvez do mundo.

A NÃO SER …
… que queiramos transformar o Thermas em mais um Clube de Campo. Você decide!

José Salamargo – assustado com suas próprias conclusões e preocupado com os rumos que elas podem tomar, mas com a certeza de que, assim co­mo em Brasília, na república de Olimpiã e Fes­tança, tem muitos seres e grupos que só pensam no próprio bolso, de olho, se preparando que nem ave de rapina para dar o bote, não importando a cidade e seus moradores. Para estes, a desculpa esfarrapada de sempre é esta: “se não dá para todos enriquecerem, que pelo menos se locupletem alguns”. O que você acha?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas