07 de dezembro | 2014

Alguma novidade na eleição da Câmara?

Compartilhe:

Do Conselho Editorial

Afora Guto Zanete ter deixado a Secretaria para votar na eleição da Câmara de lá expelindo o suplente Paulo Polizello, com a desculpa que poderia ser entendida como esfarrapada por alguns, de que volta a pedido do partido, há mais alguma novidade na próxima eleição da Câmara?

São dois os candidatos que disputam. Luiz Antonio Moreira Salata, vereador desde muito, populista, consta em seu currículo que já foi presidente do Legislativo, onde capitaneou alguns escândalos e denúncias, sendo investigado por improbidade administrativa pelo exercício do cargo. Alguma novidade nisto?

Marco Coca é o segundo pretendente, vereador, já tentou ser presidente antes, e segundo consta nos semanários do período denunciou ter sido traído pelo presidente do Legislativo da época. Igualmente populista, na prática favorável a indicação de parentes e amigos para cargos no Legislativo, pode ser traído novamente. Alguma novidade nisto?

O cenário, ao que tudo indica, teve mudança significativa, pois na intenção de beneficiar candidatura a prefeito do atual presidente da casa de leis, Eugênio José pretendia, ou pretende, premiá-lo com uma Secretaria, não contava com a astúcia e matreirice de Salata que, diga-se de passagem, no passado não morria de amores por Eugênio. Alguma novidade nisto?

Ocorre que do lado de fora, pretendendo ganhar o páreo por cabeça, o vice Pimenta, que tem mantido uma ardida relação com o Gênio, com pretensões a ocupar a cadeira do burgomestre, com seu grupo, reforçou e reforça o oportunismo de Salata para assim fragilizar a candidatura frágil de Puttini e manter sua chance na disputa. Alguma novidade nisto?

Do outro lado, Bertoco, também com pretensões eleito­reiras, se alinha na dose de reforço da anticandidatura salatista, pois aspirando a cadeira do palácio da Rui Barbosa entende com razão que esta é uma forma de enfraquecer a pálida candidatura de Beto que conta com a máquina, mas não conta com carisma. Alguma novidade nisto?

Os vereadores, 99,99 %, atrelados a Eugênio, até o presente momento estão divididos entre a candidatura de Salata e Marcos, sendo que o populista malufista, experiente nestes embates parece levar vantagem em razão de sua mobilidade e facilidade para promessinhas, parece, por que político e nuvem muda de lugar e opinião a qualquer ventania. Alguma novidade nisto?

A vantagem parece ter ficado explícita após o anúncio de Guto Zanete de que deixaria a Secretaria para votar na eleição da mesa diretora da Câmara, visto que Poliselli poderia ser uma dificuldade a ser superada, que já não se apresenta mais como tal, podendo se centrar esforços para o convencimento de outro edil. Alguma novidade nisto? 

Este convencimento, como a maioria sabe, não se dá por questões políticas ou ideológicas, o afastamento de Guto da Secretaria e promessa de volta culminou na criação de sete cargos naquela Secretaria e a criação de uma outra Secretaria. Alguma novidade nisto?

Os vereadores estão como lobos em noite de lua, uivando para as possíveis presas, com os dentes arreganhados, ávidos por um toma lá dá cá, ao que tudo indica o que tiver mais garrafas pra vender. Ou, melhor, mais vantagens para oferecer, leva. Alguma novidade nisto?

Que Marco Coca é muito mais palatável que Salata para Eugênio, isto deve ser, pela experiência legislativa de um e de outro, pelo passado “denuncista” que Salata sempre exibiu e a mansidão de Coca, que não tem em seu currículo perfil de retaliações e revanches, pode não assustar nem incomodar o poder como seu adversário, o que pode ser seu calcanhar de Aquiles, pode vir a ter como prêmio de consolação uma Secretaria. Alguma novidade nisto?

A única novidade corre por conta das oposições inexistentes e caladas, o representante do PT, como sempre, garantindo seu feudo, calado e sem posicionamentos que coloquem a público a vergonhosa trama urdida na casa de leis, pactuando de forma omissa com a capitania hereditária dos coronéis. Alguma novidade nisto?

O outro, o que incendiava a cidade antes, o que se rebelava, o que era planfletário e rebelde, que odiava injustiças, que fazia movimentos, denunciava, tomou amor pela proximidade com o poder, está amarrado e no terreno das hipóteses só um esforço de convencimento muito grande como o que foi desenvolvido por Eugênio José para convencê-lo a voltar a seara oposicionista. Alguma novidade nisto?

É ali, e em outros indecisos, que pode morar o perigo, e tudo indica que há gente correndo atrás de malas e malas de argumentos e convencimentos para este e outros edis que possam se rebelar nesta eleição. Alguma novidade nisto?

Enfim, no final se saberá, se houve ou não traição, ou infidelidade, como geralmente se ouve falar nestas relações tão explícitas e tão condenáveis que conduzem ao poder por vias tortas gente que acaba passando a ideia infeliz que tudo não passou de uma grande negociata ques­tioná­vel do ponto de vista moral, levada a luz do sol, com todos sabendo, conhecendo lances, que faria corar o “cara­mu­nhão”. Alguma novidade nisto?

Pode ser que haja alguma novidade na eleição da presidência e da mesa diretora da Câmara, mais que tudo, parece com a que um determinado médico foi preterido pelas negociações de bastidores e Marcos o Coca também, parece tudo tão “repeteco” de vergonhas passadas. Alguma novidade nisto?

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas