03 de dezembro | 2023
A importância da leitura na infância– Ler desenvolve vocabulário e interpretação
Cláudia Caetano
Desde antes do seu nascimento, é comum que as pessoas conversem com bebês. As crianças logo aprendem suas primeiras palavras, que são as mais usadas na rotina e com as quais têm maior relação emocional. Quando vivem novas experiências, os pequenos vão expandindo aos poucos o seu vocabulário e, assim, conhecendo o mundo à sua volta.A leitura é uma ótima forma de garantir esse aprendizado. Nos livros, a criança entra em contato com novas situações, novos lugares e, consequentemente, muito mais palavras do que aquelas que a família usa em seu dia a dia. Além disso, acompanhar uma narrativa, seja ouvindo ou lendo a história, desenvolve a capacidade de interpretação do texto. Ela se torna capaz de compreender os personagens e os acontecimentos a partir do texto, relacionando-o também com as imagens de um livro ilustrado. Isso faz com que aprenda a lidar com conceitos abstratos e consiga expressar melhor suas ideias e sentimentos.
– A leitura melhora a concentração e memória – Mergulhar em uma boa história é uma experiência imersiva que coloca as crianças em um momento de muita concentração e foco. Isso é pouco comum em outras atividades: ao brincar com dispositivos digitais, por exemplo, é comum que os estímulos diversos incentivem a criança a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, ou então trocar rapidamente o seu foco de atenção.Para acompanhar o enredo de um livro, a criança aprende a prestar atenção, fazendo esforço mental para conhecer todos os personagens e se lembrar dos acontecimentos anteriores para compreender o desenvolvimento da história. Muitas vezes, os pequenos prestam tanta atenção que depois recontam a história para a família e os amigos, mostrando como a leitura ajuda a desenvolver a capacidade de memorização.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
– A leitura promove a empatia e a vontade de aprender- As histórias são uma das formas mais poderosas de enxergarmos as coisas de uma perspectiva diferente. Ao se colocar no lugar de um personagem e viver suas experiências através da leitura, a criança desenvolve a empatia e também a noção de que ela não é o centro do mundo. Ou seja, aprende que entender outras realidades e se preocupar com o sentimento das outras pessoas é muito importante. Isso ajuda os pequenos a compreenderem suas próprias emoções também.Além disso, na infância, ainda estamos começando a conhecer o mundo, e entrar em contato com diferentes realidades (e fantasias!) estimula ainda mais a curiosidade natural das crianças. Assim, a leitura estimula a sede por aprender cada vez mais.
– Ler em família fortalece os laços afetivos- Ganhar um livro de presente, ler com a família ou ouvir uma história antes de dormir… Esses são momentos que ficam na lembrança para sempre!Ler para uma criança é uma forma de fortalecer vínculos afetivos, passando tempo significativo em família. Relaxar e se aconchegar com a criança para simplesmente curtir a companhia um do outro durante a leitura é uma ótima maneira de se conectar com ela e criar memórias para a vida toda.
Cláudia Caetano – Neuropsicopedagoga Clínica
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!