25 de outubro | 2013

Zuliani diz que “é difícil ser prefeito” e se queixa das tarefas assumidas por prefeitos

Compartilhe:

Embora já quase ao final do primeiro ano do segundo mandato, ao defender uma revisão do pacto federativo, o presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) e prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani (DEM), se queixou das tarefas assumidas por chefes dos executivos municipais e afirmou que “é difícil ser prefeito”. “Cada vez mais passam serviços para os municípios”, acrescentou se referindo a obrigações antes da União e do Estado, como Saúde e Educação.

Na abertura do 7.º Congresso da AMA, que encerra na sexta-feira, dia 25, no Parque Aquático Thermas dos Laranjais, zona norte de Olímpia, prefeitos da região de São José do Rio Preto debatem as ferramentas que possam ajudá-los a administrar o município. “A nossa pauta é municipalista”, avisa Zuliani.

De acordo com o presidente da AMA, no encerramento do evento será redigido um documento com as principais deliberações dos debates em defesa dos municípios, que será denominada de “Carta de Olímpia”, em razão de o congresso ser realizado na cidade.

Na quarta-feira, dia 23, o ex-governador José Serra falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas Prefeituras, que em alguns casos dependem do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). José Serra comentou, por exemplo, sobre a possibilidade de os municípios conseguirem obter vantagens com novos projetos.

Questionado pelo jornal Diário da Região, de Rio Preto, Serra afirmou que os prefeitos podem beneficiar sua gestão com o planejamento ou a concessão dos serviços e manutenção da rede pública de energia.

Como se sabe, a partir do ano que vem, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) vai repassar os seus ativos para os municípios. Algumas Prefeituras, como de Rio Preto, já ingressaram com ação na Justiça Federal para tentar impedir a transferência feita com aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Pode ser vantagem”, assevera o ex-governador. “Se os prefeitos se equiparem para uma boa administração nesta matéria poderão até aumentar recursos. É uma responsabilidade adicional. Fomentando a atividade econômica fazendo a concessão tendo as outorgas”, acrescenta José Serra.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas