29 de novembro | 2009

UPA será construída onde funciona o pátio de serviços

Compartilhe:

A Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) será cons­truída na esquina da avenida Waldemar Lopes Ferraz com a rua Washington Luiz (foto), região cen­­tral da cidade de Olímpia, no ter­reno onde atualmente funciona o pátio de serviços da prefeitura. A informação consta do edital de licitação, na modalidade Tomada de Preços, publicado pelo prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, na edição da Imprensa Oficial do Município (IOM), do dia 14 de novembro.

De acordo com a Tomada de Preços número 18/2009, o valor da obra está estimado em R$ 1, 47 milhão, com o valor de R$ 70 mil como contrapartida da prefeitura. Os envelopes têm que entregues até 30 de novembro, às 13h30, para abertura meia hora depois. Maquete da UPA foi apresentada pela secretária de Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti, durante a sessão ordinária realizada na câmara municipal, na noite da segunda-feira, dia 23.

A apresentação da maquete teve também a participação do arquiteto Miguel Luiz Ramos, que foi o responsável pela realização do projeto, cuja obra já está autorizada pelo Ministério da Saúde. A UPA virá acompanhada da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel SAMU e de mais duas ambulâncias de apoio.

No local, segundo foi anunciado pela secretária, serão atendidos todos os casos de emergência e, além da estabilização de pacientes, poderão ser realizadas pequenas cirurgias. A UPA será dotada também, de aparelhos de raios-X e ultra-sonografia.

Além das emergências como no caso de acidentes de trânsito, também atenderá no setor de pediatria, clínica geral e ortopedia. A UPA terá acesso pelos quatro cantos de todo o quarteirão.

Autorização

Como se recorda, a UPA de Olímpia foi autorizada pelo ministro José Gomes Temporão, através da Portaria número 1.896, de 19 de agosto de 2009. A verba virá do Ministério da Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.

A UPA vai prestar assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Elas atendem demandas da população e estão integradas ao SA MU, à rede básica e ao Programa Saúde da Família. Quando chegam às unidades, os pacientes são avaliados. Eles podem ser liberados, permanecer em observação por até 24 horas ou ser removidos para um hospital.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Silvia Forti Storti, a UPA de Olímpia está na categoria I, ou seja, enquadrada para cidades entre 50 a 100 mil habitantes e, por isso, a unidade será dotada de dois médicos, um clínico geral e um pediatra, para um atendimento estimado entre 50 a 150 pacientes por dia. O local terá de cinco a oito leitos de observação.

O que é UPA

A UPA é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Mas a Unidade também vai estar preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência.A UPA 24 horas dimiui o número de pacientes nas filas dos hospitais porque tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares.

Toda UPA 24 horas terá consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, além de laboratório e Raio-X. Também con­tará com leitos de observação para adultos e crianças; uma “sa­la vermelha”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital; uma sala de medicação e nebu­li­za­ção e outra de gesso.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas