26 de junho | 2012

UPA de Olímpia será inaugurada neste sábado, às 10h

Compartilhe:

DA ASSESSORIA
A inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas que foi construída na esquina da Avenida Deputado Dr. Waldemar Lopes Ferraz com a Rua Washington Luis, no centro de Olímpia, está prevista para a manhã do sábado desta semana, dia 30, às10 horas. Os novos equipamentos já estavam em funcionamento para o treinamento das equipes e para testes.

Trata-se de uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS e UBSF) e a porta de urgência Hospitalar, onde em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de atenção as Urgências/Emergências.

A unidade se destina aos usuários que procuram as portas dos serviços de urgência/emergência do sistema de saúde da rede SUS (Sistema Único de Saúde) no município de Olímpia, no momento definido pelo mesmo como de necessidade aguda ou de urgência e vai substituir o trabalho que é prestado pelo Pronto socorro da Santa Casa local, que passará a fazer o atendimento de urgência e emergência apenas de pacientes particulares e de convênios.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o cliente ao serviço de saúde adequado à situação.

Ao chegar ao serviço de urgência demandando necessidade aguda ou de urgência, o paciente é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e encaminhado para confecção da ficha de atendimento.

Após sua identificação, o usuário é encaminhado ao espaço destinado à Classificação de Risco, onde é acolhido pelo enfermeiro e utilizando informações da escuta qualificada e da tomada de dados vitais, se baseia no protocolo e classifica o usuário em: Vermelho, ou seja, emergência e será atendido imediatamente como Prioridade I; Amarelo, ou seja, urgência e será atendido como Prioridade II no consultório ou leito da sala de observação; Verde, ou seja, sem risco de morte imediato. O paciente será atendido após todos os pacientes classificados como vermelho e amarelo serem atendidos.

A cor Azul, ou seja, quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social. O paciente deverá ser avaliado por enfermeiro e médico, encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde (UBS) ou atendido pelo Serviço Social. Poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como vermelho, amarelo e verde.

Nenhum paciente poderá ser dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado de forma responsável a uma Unidade de Saúde de referência.

O paciente poderá permanecer em observação na UPA por até oito horas. Após este período, poderá ser encaminhado para a internação, transferido, conforme a necessidade de cada caso, para as UBS/UBSF ou terá alta para o domicílio e ou município de origem.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas