02 de agosto | 2010

Total de grupos do 46.º Fefol baixa de 73 para 51 em apenas uma semana

Compartilhe:
 
O total de grupos que embora não confirmados, estão convidados para o 46.º Festival Nacional do Folclore (Fefol), que será realizado no período de 7 a 15 de agosto, no Recinto de Exposições e Atividades Folclóricos Professor José Sant’anna, já diminuiu de 73 para 51, no prazo de uma semana.


A constatação pode ser feita ao comparar a informação que consta no ofício encaminhado ao advogado e jornalista José Antônio Arantes, no final da tarde desta sexta-feira, dia 30, e o que consta no e-mail encaminhado pelo assessor de imprensa Leonardo Concon, recebido no final da manhã da terça-feira, dia 27, às 11h28.


No entanto, a situação não deve ser definitiva. Segundo o mesmo ofício, até o final da tarde desta sexta-feira, nenhum grupo, seja folclórico ou parafolclórico, recebeu confirmação “da Coordenadoria para se fazer presente” ao evento.


“Apenas todos receberam um convite assinado pelo responsável da comissão dos grupos, Toninho Clemêncio, para preenchimento de ficha de avaliação, solicitando, também, valores de transporte e alimentação, além de histórico e fotos de cada grupo”, diz um trecho do ofício.


Porém, no ofício assinado pela coordenadora dos Festivais, Maria Aparecida de Araújo Manzolli, Cidinha Manzolli (foto); presidente da Comissão Organizadora, Paulo Duarte Ferreira; vice-presidente da comissão, Sônia Gallette; e pelo responsável pela comunicação com os grupos, Antônio Clemêncio, Toninho, constam os nomes de alguns que, embora não oficialmente, segundo a justificativa inicial, estão sendo considerados confirmados.


“De qualquer forma, reiteramos que estão convidados, porém não confirmados, da mesma forma como tratamos o CTG Rancho da Saudade, até este momento, segundo o nosso responsável por essa área, Toninho Clemêncio, 51 grupos, entre folclóricos e parafolclóricos, entre eles: Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina (RN), Grupo Parafolclórico Vitória Régia (MT), Grupo Parafolclórico Camalote (MS), Terno de Congo do Rosário (Catalão, GO), Grupo Folclórico Ticumbi de São Benedito (Conceição da Barra, ES), Terno de Congo da Serra (ES), e Batalhão de Bacamarteiros (Carmólis, SE), além do inédito Coco de Roda Xique Xique (AL). É bom frisar que muitos estão vindo a custo realmente zero para o nosso Festival”, está citado em um dos tópicos do ofício.


DESENCONTRO

Por outro lado, entretanto, o e-mail enviado na manhã da terça-feira, dia 27, pela assessoria de imprensa, começa nos seguintes termos: “Entre os 73 grupos folclóricos e parafolclóricos, representando 19 Estados brasileiros, a coordenadora dos Festivais, Maria Aparecida de Araújo Manzolli revelou que há alguns inéditos que participarão do 46° Festival de Folclore de Olímpia, que se realiza de 7 a 15 de agosto”.

Segundo a nota, Cidinha Manzolli considera que os três grupos são folclóricos: Grupo Folclórico Fandango, de Paranaguá, Estado do Paraná; Coco de Roda Xique Xique, Maceió, Alagoas; e Grupo Mineiro Pau, de Santo Antonio de Pádua, Rio de Janeiro.


Também já estariam confirmados Banda de Congo da Serra, de Serra, Espírito Santo; e o grupo que ilustra o cartaz oficial do evento, Grupo Parafolclórico Fogança, da Universidade Federal de Maringá


ATIVIDADES DO
FESTIVAL
Da programação do 46° Festival de Folclore de Olímpia, a exemplo das edições anteriores, constam, outras atividades, tais como Ciclo de Palestras sobre Folclore, através de renomados folclorólogos, para estudantes e pesquisadores, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre esta área. O evento será realizado de 9 a 12 de agosto, das 9h às 11h30. A programação, dia a dia, deverá ser anunciada ainda esta semana.

Haverá, ainda, a 45ª Gincana de Brinquedos Tradicionais Infantis, também de 9 a 12, das 9h às 11h30, na Praça de Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”. Marca a participação das crianças no Festival, preservando (e revivendo) tradicionais brinquedos infantis que o mundo moderno está deixando para trás, tais como corrida do saco, ovo na colher, perna de pau, amarelinha, pião, papagaio e pipa; rabo do burro, cabo de guerra e muitas outras. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 e, depois, diariamente.


Outra atividade lúdica é a Folclorança – uma programação especial de oficinas, em local próprio, com o acompanhamento de professores especializados, os estudantes irão confeccionar e brincar com as peças. Na segunda-feira (9), bolinhas de sabão; na terça (10), cata-vento; na quarta (11), tambor curupira e; finalmente, na quinta (12), de novo o cata-vento. Serão inscritas até 100 crianças por dia. O prazo vence no dia 9.


E, de 9 a 13 de agosto, paralelamente ao Festival propriamente dito, será realizado o 26° Mini-Festival do Folclore, com participação das escolas municipais e dos grupos folclóricos e parafolclóricos presentes. De segunda à quinta (9 a 12), das 14h às 16h. E, na sexta (13), às 15h, com os grupos e oficinas de integrando também o público. Participarão até 200 integrantes por dia, e as inscrições encerram-se no próximo dia 6.


Além disso, o recinto receberá o mini-museu de História e Folclore, que mostrará parte do acervo do museu Maria Olímpia


As grandes barracas principais estão sendo comandadas pelo Fundo Social de Solidariedade e entidades assistenciais, resgatando tradições passadas. Sem contar os campeonatos de truco, malha, bocha; artesanato e culinária tradicionais, desfiles de grupos; apresentações pelas ruas centrais e pontos turísticos e muito mais.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas