29 de outubro | 2023
Tereos investe em robôs para o combate de ervas daninhas na Cruz Alta de Olímpia
TECNOLOGIA NO AGRO!
Matéria sobre o novo experimento tecnológico da Tereos saiu no site Globo Rural/Inovação! A iniciativa pioneira utiliza o Solix, da Solinftec, em um dos principais centros de produção do grupo francês.
Da Redação com Globo Rural – O jornalista José Florentino, em recente publicação no Globo Rural/Inovação, abordou a inovadora implementação tecnológica da Tereos no combate a ervas daninhas na indústria Cruz Alta de Olímpia. O grupo francês Tereos incorporou ao seu arsenal tecnológico o robô Solix, desenvolvido pela Solinftec, para um projeto-piloto que promete revolucionar o manejo no setor do agronegócio.
Esta ação se deu pela crescente necessidade de mecanização na produção de cana no Brasil, exacerbada pela escassez de mão-de-obra. Carlos Simões, diretor agrícola e de planejamento da Tereos, ressaltou a utilização intensiva de IoT e sensores para aprimorar a eficiência, e vê no robô uma oportunidade de incremento significativo na produtividade da cana.
ERVAS DANINHAS DIMINUEM 40%
A utilização deste robô é crucial para a indústria, uma vez que estudos indicam que as ervas daninhas podem diminuir em até 40% a produtividade dos canaviais, um impacto significativo para um setor de custos fixos altos.
Emerson Crepaldi, diretor de operações da Solinftec na América do Sul, enfatizou o diferencial do robô em comparação a outras soluções, como drones ou monitoramento via satélite. O Solix Sprayer, ao utilizar Inteligência Artificial (IA) e sensores, promove a identificação da espécie invasoras, escolhendo o insumo próprio para o combate de tal espécie.
CONECTIVIDADE DEVE
POTENCIALIZAR BENEFÍCIOS
A parceria com a Tereos marca a estreia do Solix nos canaviais. Entretanto, testes anteriores em plantações de soja revelaram uma redução de até 90% no uso de agrotóxicos, um indicativo positivo para a Tereos que planeja investir ainda mais em conectividade para potencializar tais benefícios.
Olhando para o futuro, Simões aponta para a adoção de tecnologias inovadoras, como robôs e bioinsumos, como chave para atingir novos patamares de produtividade. A evolução tecnológica, principalmente a IA, é vista por ele como um fator determinante para a tomada de decisão no setor.
ROBÔ TÉRA NO FUTURO MAIS FUNÇÕES
VOLTADAS PARA O COMBATE DE PRAGAS
Ainda segundo Simões, o agronegócio enfrenta desafios como falta de infraestrutura e mão de obra qualificada. A Tereos pretende anunciar em breve planos para melhorar a conectividade em suas unidades.
Por fim, vale ressaltar que a Solinftec, fundada em 2007, tem uma forte presença no mercado, detendo 95% de participação. A empresa tem ambições futuras para o Solix, como a adição de funções voltadas para o combate a pragas.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!