09 de outubro | 2011

Técnico confirma: hidrômetro marca passagem do ar como se fosse a água

Compartilhe:
 
Ao ouvir o chamado “ronco de torneira seca” o consumidor da DAEMO Ambiental, sucessora por lei do Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia (DAEMO), deve ficar preocupado e procurar a autarquia em busca de uma solução para o problema.


Isso porque um técnico especializado em hidráulica consultado no final da tarde da sexta-feira desta semana, dia 7, confirmou que é realmente possível um hidrômetro marcar a passagem de ar como se fosse água e por consequência interferir no valor que será pago pelo consumidor.


De acordo com ele, trata-se de uma situação que pode ocorrer, no caso dos hidrômetros antigos, quando há interrupção do abastecimento de água, principalmente em regiões mais altas e de ponta de redes. Segundo esse técnico, quando há o restabelecimento, a água volta empurrando o ar que ficou na rede vazia, fazendo funcionar o sensor do hidrômetro que faz a marcação da água que entra na casa do consumidor.


A situação ainda é pior, também segundo o técnico, em residências que tem os reservatórios, ou seja, as chamadas caixas d’água. Normalmente, quando há a interrupção do fornecimento, a pessoa mantém o registro aberto para quando houver o retorno.


Com a movimentação do ar empurrado pela água, essa caixa d’água, embora passando apenas ar pelo marcador, funciona como se o consumidor estivesse com uma torneira aberta e despejando água por alguma parte da casa.


Mas mesmo esses hidrômetros mais antigos podem ser modificados – não no caso de Olímpia pelo próprio consumidor, em razão de terem sido implantados lacres de “fiscalização” – com a modificação do sensor que aciona o marcador de passagem de água.


Por outro lado, a marcação da passagem do ar como se fosse água é praticamente evitada no caso dos hidrômetros mais recentes e mais modernos. Estes, ainda segundo o mesmo técnico, já vêm equipados com sensores mais apropriados e podem evitar os prejuízos sempre reclamados pelos consumidores.



Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas