30 de dezembro | 2023

Será que Olímpia vai decolar em 2024?

Compartilhe:

COMO SERÁ O AMANHÃ?
Situação está esquisita, impossível de se achar algo que possa se materializar como positivo. Quais as perspectivas para o próximo e os próximos anos? Você Decide!

José Antônio Arantes – Olímpia fecha o ano numa situação esquisita. Um prefeito que parece estar descontrolado, tomado pela síndrome do poder e, ao que parece, de querer se perpetuar nele. Um monte de políticos trabalhando nos bastidores e fazendo tudo o que não fizeram durante os últimos anos, para tentar aparecer e mesmo conquistar um possível voto no ano que se inicia.

A cidade, dividida em duas, a do turismo e a dos pobres coitados, passou mais um ano de vento em popa uma, e se popa no vento a outra. A turística teve as benesses de seu melhor gestor. O engenheiro que projeta (mas apenas no seu cérebro) o futuro da cidade com tudo voltado para trazer o visitante e mantê-lo no Vale do Turismo.

SERÁ QUE O AEROPORTO VIRA REALIDADE?

Até aeroporto está projetado, não se sabe se será iniciado ainda em sua gestão. E aí é que a coisa pega. Será que o próximo vai continuar a saga turística?

Concessionou a Sabesp e arrecadou aproximadamente R$ 150 milhões que se cumprir o que prometeu vai gastar com um novo hospital, um balneário popular e um estacionamento para facilitar a vida do visitante e evitar congestionamento na Aurora Forti Neves, no Vale do Turismo. Mas será que isso vai se transformar em realidade? Ou só, mais uma vez, a Olímpia pobre vai ter que bancar com as tarifas de água o valor obtido na concessão.

Mas ele quer fazer seu sucessor. Já lançou um que não aguentou o rojão (não é fácil conviver com o rei) e abandonou o barco. Agora lançou outro, muito bom por sinal, que está acostumado com seus arrufos onipotentes e deve seguir até o fim. Mas pode ser prejudicado pelo desempenho do próprio Rei, que, aos poucos, vai ficando nu.

POR QUE TANTO DESCONTROLE, TANTO DESTEMPERO?

Esta semana, por exemplo, passou uma hora esbravejando pra todo lado contra os oponentes de uma situação que hoje se avizinha intrincada até para um enxadrista como Rei Nando, aliás, agora com a alcunha sendo utilizada até pelo seu assessor mais bajulador.

A coisa não deve estar muito boa para o lado dele, pra mostrar tanto descontrole e tanto destempero. Isso tudo reafirma sua pecha de não gostar de pobre, de pertencer e só trabalhar para a elite e de ter abandonado a maioria da população de Olímpia, da classe média para baixo, ao Deus dará.

Mas no cenário político o ano termina também de forma agitada. Todos trabalhando para defenestrar a imagem do ex-prefeito e ex-deputado Geninho. Como ninguém chuta cachorro morto, isso deve significar que este deva estar bem nas pesquisas.

PAI QUE É PAI NÃO PRECISA DIZER QUE É!

No entanto, a grande batalha acabou sendo travada nas últimas semanas deste ano que se finda, em torno do tal do Aeroporto Internacional que está sendo tratado como se fosse uma mina de ouro até pelos mais céticos (incrédulos).

Sendo realista, não dá para descartar que o Pai do futuro e fictício aeroporto (pois pode nem ser construído – ainda não está cimentado) é o próprio prefeito. É só se perguntar, se ao longo dos últimos seis anos ele não tivesse mostrado interesse, realizado projeto, feito todas as tratativas, tido a aprovação dos canais competentes e mesmo solicitado a inclusão de verba no orçamento da União, não haveria que se falar em Aeroporto.

EGOCENTRISMO NARCISÍSTICO

Claro, dentro de seu atual estágio de “egocentrismo narcisístico” ditatorial, ao invés de agradecer possíveis ajudas obtidas principalmente do ex-deputado e de seu ex-secretário que inicialmente abriu as portas e indicou os caminhos a ser percorridos, o vereador sargento Tarcísio, acabou por dar até troféu cara de pau para o ex-prefeito Geninho.

Quanto ao sargento Tarcísio, foi mais ameno, já que existem gravações na internet que mostram a atuação deste que já teve até secretaria criada para ele no reinado de Nando.

O prefeito (no nosso caso Rei Nando) é quem leva à frente o projeto. Os demais só podem ajudar. Agora não há como descartar ou considerar como mentirosas as afirmações dos atuais pré-candidatos a prefeito Geninho e Tarcísio, só porque quer fazer seu sucessor.

É PRECISO TRABALHAR COM INTERPRETAÇÃO MAIS PRÓXIMA DA REALIDADE

O conveniente seria trabalhar com interpretação mais próxima da realidade, pois o Rei sabe que a ideia inicial partiu do empresário Benito Benatti; que Geninho chegou até a declarar de utilidade pública terreno para tanto; que mostrou a participação de deputados do União Brasil e do MDB na batalha pela inclusão de verba no orçamento da união.

O lado do seu ex-secretário e ex-vereador Tarcísio, não dá para esconder que foi ele quem abriu as portas e fez todo o meio de campo para a concretização do sonho lá atrás, ainda no governo Bolsonaro, e até a atual inclusão da verba, pois esta foi indicada no projeto e colocada no orçamento por deputados do PL, mesmo partido do vereador.

Custava vestir as sandálias da humildade e reconhecer estas situações? Quem é não precisa ficar brigando, xingando ou ameaçando para ser. É e pronto.

FUTURO INCERTO E NÃO SABIDO

Mas, tudo isso leva a uma incerteza quanto ao futuro. Mesmo porque, com a eleição no próximo ano (onde tudo ainda poderá acontecer) a cidade poderá nem ver aeroporto passando, nem hospital sendo construído e poderá ou não continuar a ver a cidade dividida entre a Casa Grande e a Senzala.

Da rua Boiadeira para lá é a Olímpia da Elite, hoje governada por um grande gestor, que tudo faz, que faz a região ser uma suíça brasileira. Da dita rua para cá temos a Olímpia dos pobres, mal tratada, cheia de buracos, habitada pelos que ficam com as migalhas do turismo.

Por tudo isso e muito mais, a grande questão que fica é: “Será que Olímpia vai decolar em 2024? Quais as perspectivas para o próximo e os próximos anos? Você Decide!”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas