26 de abril | 2015

Segundo diretora de Vigilância em Saúde Olímpia já vive uma epidemia de dengue

Compartilhe:

Com o total de 192 casos de dengue, que teriam sido confirmados até na segunda-feira, dia 20, pelo menos, a Secretaria Municipal da Saúde de Olímpia está confirmando uma epidemia da doença na cidade. A doença é transmitida pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes-Aegypti, mas, aparentemente, a situação estaria fora de controle.

De acordo com a informação divulgada na terça-feira, dia 21, pelo site do Jornal de Barretos, a cidade que tem pouco mais de 54 mil moradores, já contabilizava um doente para cada 281 moradores.

A informação é creditada pelo jornal à diretora da Divisão de Vigilância em Saúde de Olímpia, Maria Carolina de Al­meida Secchieri Mirandola, que afirmou que o município já previa essa epidemia.

A possibilidade, segundo ela, era viável devido à proximidade com cidades que também registraram um alto número de doentes. “Pelo nosso contexto regional até que conseguimos segurar bastante o número de casos”, explicou. 

No entanto, a diretora diz que tem enfrentado resistência por parte dos moradores no combate ao mosquito trans­missor da dengue. “A parte mais difícil é convencer a população a eliminar os criadouros. Em uma casa onde três pessoas tinham dengue, localizamos 11 focos do mosquito”, diz Carolina Mirandola.

Bebedouro é outra cidade com um grande número de casos de pessoas doente, totalizando 2.228. Em apenas uma semana foram quase 500 novos casos confirmados.

Último levantamento divulgado pela secretaria municipal de Saúde mostra que Barretos já tem 188 casos confirmados.

Os moradores de Severínia, cidade bem próxima a Olímpia e Bebedouro, também estão sofrendo com o avanço da dengue. Agora já são 147 pessoas doentes.

Saúde aguardava o resultado de mais 8 exames de turistas

No início de abril, a informação era de que a dengue já tinha infectado 12 turistas que passaram por Olímpia neste ano, seja a passeio ou mesmo para resolver algum tipo de negócio. Na ocasião, de acordo coma Secretaria Municipal de Saúde, já haviam sido registradas 21 notificações de casos suspeitos da doença.

Também segundo a informação divulgada pela imprensa local, das notificações registradas em apenas um caso o resultado foi negativo para a dengue. No entanto, havia ainda oito casos aguardando a chegada do resultado.

Consta que foram infec­ta­das duas pessoas que vieram de São Paulo, um de Mo­gi Gua­çu, um de Campinas, dois de São José do Rio Preto, quatro de Severínia e um de Ca­jo­bi.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas