03 de junho | 2007

Secretário pede orçamento para solucionar pontos escuros da cidade

Compartilhe:

 

 O secretário municipal de Obras e Viação, engenheiro Gilberto Tonelli Cunha, informou nesta semana que solicitou à CPFL Paulista orçamentos para a colocação de braços de luz em quatro pontos escuros da cidade de Olímpia, dentre eles as ruas Estevão Donaire Ciriero, Jardim Menina-Moça II e João Forti, no Jardim Luiza. Entretanto, a empresa não confirmou o recebimento dos respectivos pagamentos.

De acordo com a informação, os orçamentos solicitados e inclusive confirmados pela assessoria de imprensa da empresa, vão atender a quatro pontos críticos da cidade: rua João Forti, no Jardim Luíza; rua Amado Rodrigues de Souza, Jardim Silva Melo; rua Estevão Donaire Ciriero, Jardim Menina-Moça II; e rua Benjamim Constant, no trecho que liga os Jardins Tropical II e Tropical I, na divisa com o Jardim Álvaro Brito". Já recebi os orçamentos que estou passando para o setor financeiro executar de imediato. Tenho aqui a ordem de serviço, o número da solicitação de atendimento e o setor financeiro agora vai fazer a programação de pagamento e vai ser executado isso rápido", explicou o secretário informando ter 20 projetos em andamento.

Acrescentou: "Essas de imediato. Então desses 20 casos, quatro estamos fazendo de imediato, e as pessoas que ficaram um pouquinho inquietas, com relação a esse tipo de serviço, nós esclarecemos que a prefeitura paga pra CPFL fazer. Então, nós solicitamos, primeiro fazemos o projeto, a CPFL vem faz o levantamento, faz o orçamento, passa pra prefeitura, a prefeitura recolhe a taxa e ela coloca na programação de serviço. Demora um pouquinho, mas nós estamos resolvendo isso agora".

Só pagando antes

De acordo com o secretário, coisa que foi também confirmada pela assessoria de imprensa da CPFL Paulista, a empresa só executa os serviços depois de efetuado os devidos pagamentos: "Estas daqui já estão resolvidas, vai ser feita agora nos próximos dias. Então, algumas perguntas que foram feitas nestes dias, tem alguma reclamação lá do Jardim Luiza, a gente pede que nós já temos tudo levantado lá e vai ser feito esse serviço agora nos próximos dias".

Também de acordo com Tonelli Cunha, recentemente houve uma reunião com a empresa e todos os problemas foram equacionados: "Essas informações que surgem aí, às vezes, que não está tomando providência, isso eu repudio, eu quero aqui de público dizer que não existe nada, o relacionamento da prefeitura com a CPFL é o melhor possível. Alias, a CPFL sempre reconhece isso, que a prefeitura de Olímpia está com as contas em dia, paga tudo em dia direitinho. Então, pelo contrário, nosso relacionamento é ótimo".

Os quatro casos confirmados como orçamento pela CPFL, o secretário, incentivado pela pergunta, respondeu, inclusive, que já estão pagos e que outros serviços também vão sair: "Sem dúvida, nós estamos agora, vai chegando o orçamento, dentro da disponibilidade de caixa nós vamos pagando e a CPFL executa. Tudo isso tem um prazo, tem, evidentemente, um planejamento, isso a gente faz a medida do possível".

Outro lado

A empresa, de acordo com a assessoria de imprensa que encaminhou correspondência eletrônica à editoria desta Folha, ratificou a informação publicada na edição passada de que a não execução das obras era de inteira responsabilidade do município: "até aquela data, era exatamente o que acontecia na cidade". Somente nesta semana, segundo a assessoria, a prefeitura solicitou quatro orçamentos para implantação de iluminação em várias ruas da cidade. As Solicitações de Atendimento são: 59090524 – Rua João Forti; 59090685 – Rua Amado Rodrigues de Souza; 59226607 – Rua Estevão Donaire Ciriero; 59226733 – Rua Benjamim Constant.

A empresa confirma também o que afirma o secretário sobre a execução das obras apenas depois dos respectivos pagamentos.
"O que ele (secretário) diz sobre pagamento é verdade. Existe uma Norma da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que diz que o tratamento dado aos órgãos públicos deve ser esse mesmo: orçamento / aprovação do orçamento / pagamento pelo Poder Público / Execução da obra", explica o assessor de imprensa Sidnei Flaibam. No entanto, reforça que embora a prefeitura possa ter os 20 projetos para a cidade de Olímpia, com a CPFL tem apenas dois em execução, que já foram pagos, e outros quatro que estavam na quarta-feira (30), sendo orçados.

Já quanto ao ritmo de obras disse o assessor: "Não temos, entre 234 cidades que a CPFL atende, nenhuma prefeitura que tenha mandado eliminar todos os pontos escuros de uma só vez. Todas as cidades implantam a iluminação de forma gradativa para não impactar seu orçamento: não se trata apenas de pagar o serviço implantado, mas sim a sua permanente manutenção. A iluminação pública tem um gasto inicial de implantação, mas um custo permanente pelo uso da energia elétrica que impacta no orçamento anual".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas