26 de setembro | 2011

Secretário diz que UPA pode ser inaugurada até novembro

Compartilhe:
 

Atualmente em fase de pintura, mas ainda faltando construção de parte da estrutura física, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída no terreno onde funcionava o pátio municipal, na esquina da Avenida Deputado Waldemar Lopes Ferras com a rua Washington Luiz, região central de Olímpia, poderá ser inaugurada no mês de novembro.

A expectativa, que é do secretário municipal de Obras e Engenharia Gilberto Tonelli Cunha, foi divulgada no início da tarde da quinta-feira desta semana, dia 22, durante entrevista que concedeu a uma emissora de rádio local.


De acordo com ele, no entanto, o prazo de entrega da obra ainda está no cronograma, mas deverá receber mais uma edificação para abrigar principalmente as ambulâncias do SAMU (Serviço de
Atendimento Médico de Urgência), que será construída no mesmo terreno. “O prazo era de 90 dias naquela época e nós antecipamos para o final de outubro ou início de novembro, quando poderemos estar entregando as duas obras juntas”, afirmou.


De acordo com Cunha, a partir de entendimentos com o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, e a secretária municipal de Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti, foi realizada o que chamou de “licitação do SAMU”, que funcionará no mesmo terreno.


“Então, é uma nova construção porque Olímpia foi agraciada com duas unidades de UTI Móvel. São duas ambulâncias especiais com todos os equipamentos e vai ser construído um prédio para abrigar essa estrutura toda, uma espécie de atendimento móvel”, comentou.


Também de acordo com o secretário, essa licitação foi vencida pela empresa Gomes e Benez Engenharia Ltda, de Fernandópolis, que já atua na construção da UPA. “Nós solicitamos a licitação que foi recente, e decidimos entregar as duas obras juntas. Por isso, a gente está com uma expectativa muito boa, de entregar essa obra dentro do prazo”, complementou.


Por outro lado, Mesmo que seja entregue no início de novembro, não estará muito longe da estimativa do prefeito Geninho, divulgada recentemente, de que a UPA funcionasse a partir de outubro. Mas conforme o próprio prefeito afirmava na época, a UPA ainda é um sonho porque a obra ainda não está acabada e ainda tem que adquirir todo o mobiliário.


A secretária de Saúde preferiu não comentar o assunto, prometendo dar informações precisas na próxima semana, inclusive sobre a aquisição dos equipamentos necessários e a contratação de médicos para atender na UPA.


OBRA PROBLEMÁTICA


Como se recorda, a obra que está orçada em R$ 1,009 milhão, valor calculado para a primeira fase do projeto, que já está com vários meses de atraso, está sendo concluída pela empresa Gomes e Benez Engenharia Ltda, de Fernandópolis.


A primeira empreiteira, JNP, a mesma que atrasou a conclusão da reforma da Praça da Matriz de São João Batista, enfrentou graves problemas financeiros e teve que abandonar o projeto.


Por isso, o contrato foi cancelado e foi realizado novo processo de licitação. A JNP, segundo foi divulgado à época, tinha realizado apenas aproximadamente 25% dos serviços previstos.


Embora alegando que não conseguia cumprir o cronograma por causa do excesso de chuvas, na verdade ficou confirmado que a JNP estava com dificuldades financeiras para adquirir materiais.


Por isso, a obra ficou praticamente paralisada desde o mês de outubro de 2010, até março deste ano, quando foi retomada pela empreiteira de Fernandópolis.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas