05 de julho | 2020

SBT faz pesquisa e aponta prefeito com mais que o dobro das intenções à frente de Olmos

Compartilhe:

 

Niquinha foi apontado com incríveis
mais de 70% de rejeição.
Estranhamente o também anunciado
pré-candidato a prefeito pelo PT,
o advogado e jornalista Willian
Zanolli, ficou de fora do trabalho.

 

 

DA REDAÇÃO COM SBT INTERIOR

O SBT Interior, da rede SBT de Televisão, que cobre a região de São José do Rio Preto divulgou esta semana uma pesquisa de intenção de votos para o cargo de prefeito em que o chefe do executivo de Olímpia, Fernando Cunha, está com mais que o dobro das intenções de voto do que o segundo colocado, o vereador Flávio Olmos.
 

Do outro lado da tabela aparece o vereador e presidente da Câmara Municipal local, Antônio Delomodarme, o Niquinha, com incríveis mais de 74% de rejeição, índice sem lembrança de ter sido registrado na história da política de Olímpia.

Dias antes de ser divulgada, o vereador e pré-candidato a prefeito Flávio Olmos já questionava em postagem no Facebook quais as razões que levariam o SBT a publicar sua primeira pesquisa de opinião sobre as eleições deste ano de uma cidade como Olímpia, deixando de lado outros municípios maiores e mais importantes.

Dúvidas à parte, o fato é que a emissora de TV divulgou na quinta-feira, 2, a pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas e que trouxe as intenções de voto dos eleitores da Estância Turística de Olímpia (SP) para o cargo de prefeito da cidade.

LOTE DE PESQUISAS QUE SERÃO DIVULGADAS NOS PRÓXIMOS MESES

No site do SBT interior está que o levantamento que foi encomendado faz parte de um lote de pesquisas de intenção de votos que serão realizadas e divulgadas nos próximos meses, nas principais cidades do oeste e noroeste paulista. 

Os pré-candidatos ao car­go de Olím­pia, ava­li­ados na pes­quisa, são o atual prefeito, Fernando Cunha, Flávio Olmos, Gustavo Pimenta e Niqui­nha. Estranhamente o também anunciado pré-candidato a prefeito pelo PT, o advogado e jornalista Willian Zanolli, ficou de fora do trabalho.

Segundo o que foi divulgado pela emissora, no primeiro cenário o atual prefeito, Fernando Cunha, foi o mais citado como possibilidade de voto para prefeito, com 45,8%. Em seguida aparece Flávio Olmos (22,5%), Gustavo Pimenta (10,6%) e Niquinha (3,1%).

A porcentagem de eleitores que não sabe (5,8%) e não votaria em nenhum dos candidatos (12,2%) também foi relevante no levantamento.

Em um segundo cenário, foram dadas cinco opções aos eleitores: quem eles ­com certeza votariam, quem poderiam votar, não votariam de jeito nenhum, não conhe­cem su­ficiente para opinar ou não opinaram (veja o quadro nesta página).

AVALIAÇÕES

A pesquisa também trouxe a avaliação dos governos de Fernando Cunha (PSD) à frente da Prefeitura de Olímpia, do governador paulista, Jo­ão Doria (PSDB) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A aprovação de Cunha foi de 76,3%, sendo que 61,1% consideraram a gestão boa ou ótima, 24,8% consideraram o governo regular, e 13,1% afirmaram que o governo é ruim ou péssimo.

O governador João Doria recebeu avaliação negativa do eleitorado olimpiense: 57,1% desaprova a gestão do tucano. No caso do presidente Jair Bolsonaro, a avaliação é positiva: 63,2% concordam com as decisões tomadas pelo presidente durante o seu governo, até agora.

Segundo o SBT, a pesquisa foi feita entre os dias 26 a 30 de junho e foram ouvidas 650 pessoas na cidade, acima de 16 anos, de diferentes níveis econômicos, idades, posição geográfica e sexo.

De acordo ainda com a emissora, a pesquisa para o cargo de prefeito obedeceu a Resolução nº 23.600/2019 e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o n.º SP-01582/2020. 

ELEIÇÃO COM NOVA DATA

Na quarta-feira, 1º, a Câmara dos Deputados aprovou o adiamento das eleições municipais para novembro, por causa da pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus.

As novas datas são: 1º turno, dia 15 de novembro e 2º turno, dia 29 de novembro. O calendário original previa o 1º turno para 4 de outubro e o 2º turno para 25 de outubro. O texto foi promulgado na quinta-feira, 02.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas