13 de junho | 2021

Média móvel de casos e internações já são prenúncios de caos na terceira onda

Compartilhe:

Boletim da sexta-feira confirma alta de casos com média móvel maior de toda a pandemia. Internações beirando os 50 moradores de Olímpia e fila de espera para internação de 10 pessoas (06 UTI e 04 enfermaria) na UPA na sexta-feira, sinalizam para estrangulamento do sistema de saúde regional.

 
O Boletim Diário da secretaria da Saúde de Olímpia expedido na sexta-feira (10), além de confirmar que a situação de internações está chegando num ponto próximo do estrangulamento total do sistema de saúde, com 45 moradores internados em hospitais de Olímpia e região (21 em UTI), além de trazer os dois maiores números de casos por dia da pandemia, também chegou a uma média móvel inédita de mais de 60 casos por dia.

O primeiro tinha sido na segunda-feira desta semana, dia 07, com 194 positivados, mas porque o sistema ficou por cinco dias sem tabulação em razão do feriado prolongado.

Na quinta-feira, 10, no entanto, foram mais 143 casos e na sexta-feira a Saúde contabilizou mais 59 (e continuou com mais de 250 suspeitos aguardando resultado), indo a 739 casos nos 11 dias do mês de junho, com média diária nos 11 dias de 67 casos por dia.

Na média móvel (dos últimos 14 dias), no entanto, este número cai para 61 casos de infectados diários, também o maior de toda a pandemia, já que o recorde anterior foi registrado no dia 24 de março (57), mês do pico da segunda onda.

Com as atualizações, Olímpia possui 8.771 casos confirmados, dos quais 8.356 estão curados (95%), 225 vieram a óbito e 45 estão internados em hospitais de Olímpia e região (21 em UTI e 24 em Enfermaria). O município aguarda resultados de 257 suspeitos.

SANTA CASA TOTALMENTE LOTADA

A Santa Casa de Olímpia, na sexta-feira, 11, estava com todos os seus leitos covid de UTI (15) e de enfermaria (25) tomados. Ao todo, 40 pacientes estavam internados na ala Covid do hospital neste dia.

Na UTI estavam 15 pacientes, todos positivos para covid-19 (11 de Olímpia, 2 de Severínia e 2 de Guaraci).

Nos leitos de enfermaria 25 pacientes, todos positivos para covid (18 de Olímpia, 3 de Severínia, 3 de Guaraci e 1 de Cajobi).

BARRETOS E BEBEDOURO
COM SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Por outro lado a sede da Divisão Regional de Saúde a que Olímpia pertence, na sexta-feira, assim como em toda a semana estava com todos os seus leitos de UTI ocupados e algumas poucas vagas de enfermaria, contabilizando 413 mortes.

A cidade de Bebedouro, que também pertence à mesma regional de Saúde, embora não tivesse registrado nenhum óbito por dois dias seguidos, registrou no dia 11, sexta-feira, 96 casos positivos e tinha 61 pacientes em estado grave internados nos hospitais da cidade e da região.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas