23 de dezembro | 2018

Saúde volta a ser a “pedra” no sapato do prefeito de Olímpia

Compartilhe:

Além de outros problemas de menor porte e embora não sejam apenas caso de particularidade local, os problemas relacionados à área da saúde pública, principalmente, voltaram a ser a ‘pedra’ no sapato do prefeito Fernando Cunha durante o ano de 2018. Falta de atendimento médico, medicamentos e até casos de reclamações do atendimento na UPA e de pedido feito a paciente para que saísse à rua e comprasse o remédio para o tratamento.

Porém, a pior situação enfrentada por Fernando Cunha, ao lado de seu secretário Marco Roberto Pagliuco (foto), que tomou posse no primeiro semestre após um eventual acordo político com o grupo do ex-vereador Hilário Ruiz.

Porém, o pior acabou ficando para o final do ano, quando vários casos de meningite, alguns de categoria viral e pelo menos um caso de bacteriana, com duas mortes, de um menino de sete anos e de um bebê de cinco meses, respectivamente, a situação acabou virando um caso de polícia, com pedido de abertura de um inquérito policial para apurar Fake News.

A finalidade era apurar a circulação de notícias falsas e alarmistas sobre a situação da meningite na cidade, inclusive causando prejuízos ao andamento do segmento do turismo.

Consta que tal informação estava sendo veiculada nas mídias sociais, grupos de “WhatsApp” direcionado a população nacional para que não comparecesse na cidade nesse período de férias.

O fato é que tendo como origem comentários de alguns internautas que, coincidentemente ou não, defenderam com unhas e dentes a campanha do ex-prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, Geninho, atacando constantemente o atual governo começaram a circular e induziam turistas a não virem à Estância Turística de Olímpia porque aqui estaria ocorrendo um surto de meningite, com isso também estimulando o pânico na própria população.

Em três meses, a partir de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde registrou quatro casos de meningite, com dois óbitos.

Mas além dos problemas, em setembro foi licitada a perfuração de um poço com a finalidade de captar água do Aquífero Guarani, para aumentar a produção de água portável de forma que se consiga dar sustentação a demanda, principalmente em feriados prolongados quando a cidade recebe um grande número de turistas.

No início de fevereiro, Cunha inaugurou uma creche, cuja obra foi iniciada pela administração anterior, mas que estava parada e em processo de deterioração na zona leste. A recuperação da UPA também foi um trabalho realizado com a finalidade de atender melhor a população da cidade.

Durante o mês de março a Prefeitura anunciou a construção da Avenida Benatti, um prolongamento da Avenida Aurora Forti Neves, em direção à rodovia Assis Chateaubriand passando pelo Vale do Turismo. Além disso, anunciou a instalação de 10 novos semáforos para melhor a segurança do sistema viário da cidade.

Em julho foi iniciado o credenciamento de moradores de Olímpia para o Cartão Cidadão e, em julho, o prefeito anunciou o início da duplicação da rodovia que dá acesso à cidade pela zona norte. Já em outubro foi anunciada a construção de mais de 450 casas populares na zona leste.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas