22 de março | 2015

Saúde tem mais de dois casos de dengue por dia em uma semana

Compartilhe:

No prazo de uma semana, a Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia, registrou mais de dois casos positivos de dengue por dia, em média. Também nesse período, ou seja, entre os dias 12 e 19 de março foram registra­das mais de sete notificações de casos suspeitos por dia.

De acordo com o setor de Vigilância em Saúde, entre a quinta-feira da semana passada, dia 13, e a quinta-feira desta semana, dia 19, os casos positivos passaram de 48 pa­ra 66. Destes, 55 são considerados os casos autóctones, ou seja, que foram contraídos na cidade.

Por outro lado, das 178 notificações, 51 delas foram registradas nesse período e 75 pacientes com suspeitas da doença ainda estão aguardando os resultados dos exames. Por isso, está cada vez mais preocupante o índice de casos da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Somente para constar como exemplo, apenas entre a terça-feira, dia17, e a quinta-feira, dia 19, o total de casos positivos passou de 58 para 66, o que representa um aumento de aproximadamente 14%.

Já em uma semana os casos cresceram quase 38%. Entretanto, o número de casos negativos também aumentou de 223 para 37, aproximadamente 61%.

O Jardim Luiz Zucca, conhecido por Cohab II, na zona sudeste, é o bairro com a maior concentração de casos positivos com 11 pessoas infec­ta­das pela doença. Em seguida aparece a região do centro comercial e bancário com nove casos confirmados.

Segundo o funcionário responsável pelo setor de Con­trole de Endemias, José Ro­ber­to Fígaro, está sendo realizada a nebulização das casas dos bairros onde há casos positivos já confirmados.

Fígaro avisa que as chuvas obrigam a população a aumentar a atenção com os recipientes que podem ser transformados em criadouros para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Por outro lado, o mutirão de limpeza implantado pela Prefeitura Municipal de Olímpia a partir da segunda-feira, dia 16, encerra a primeira semana com um saldo que, embora representativo, não pode ser considerado tão positivo.

Segundo a informação oficial, as equipes de coleta recolheram em média de 12 a 16 caminhões de lixos diversos nos dois primeiros setores trabalhados.

“A população tem colaborado com a campanha visando retirar e eliminar possíveis criadouros do mosquito das casas e ruas do município”, comentou José Roberto Fíga­ro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas