25 de setembro | 2013

Saúde realiza Workshop com esclarecimentos e palestra no mesmo dia da morte do menino Pedro Henrique

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A Secretaria Municipal da Saúde realizou um workshop, com esclarecimentos e palestras, no mesmo dia da morte do menino Pedro Henrique Pereira de Jesus, aos 10 anos de idade. Quer dizer, o evento foi na terça-feira, 17 de setembro. Trata-se do 2º Workshop da Saúde de Olímpia, evento realizado na Casa de Cultura Prefeito Álvaro Marreta Cassiano Ayusso.

O evento contou com a presença do psicólogo Pedro Ivo Carvalho Yahn, que, com exclusividade falou tudo sobre a humanização da Saúde, de todos os colaboradores e médicos da Secretaria de Saúde, além das presenças do secretário Gustavo Zanette (Cultura, Esporte, Turismo e Lazer). Silvia Elizabeth Forti Storti (Saúde), vereadores Izabel Cristina Reale Thereza e Luiz Antônio Moreira Salata, e de um representante da Diretoria Regional de Saúde de Barretos, cujo nome não foi divulgado.

Um teatro que mostrava a realidade enfrentada nos setores da secretaria foi encenado pelos funcionários, foram mostrados os diversos comportamentos da população que frequenta as instalações elucidando como é feito o atendimento e as reações dos atendentes, bem como as dificuldades enfrentadas, porem com humor e irreverência.

Em seguida foi passado um vídeo institucional e o Mestre em Psicologia e Sociedade da UNESP, de Assis – SP, Pedro Ivo Ian palestrou sobre a necessidade do trabalho em rede de humanização das Instituições Hospitalares a partir da política de 2003. Atualmente é consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Grande defensor do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em outras palavras, o sistema ‘idealizado’ pelo SUS possui instrumentos para funcionar com perfeição. A partir da criação das Unidades Básicas de Saúde e Postos de Atendimento, houve uma descentralização no atendimento, mas a estrutura física só poderá funcionar quando a resposta for positiva com relação a todas as queixas dos usuários da saúde no SUS, ou seja, quando houver a fórmula que trata da realidade do paciente”, disse.

A exemplo da mortalidade infantil que no Brasil ainda corresponde a 15% , sendo o índice ideal correspondente a 5%. “O SUS é perfeito no que deve ser, mas não traz em sua fórmula original o como fazer”.

E é isto que a política de humanização busca encontrar. O princípio da humanização busca a Democratização Institucional contra as práticas autoritárias ainda tão encontradas no Sistema de Saúde.

Em seguida Cristina Kiill conduziu a plenária que a cada tema abordado, abria espaço para a palavra de todos os presentes. Premiações foram realizadas durante todo o evento, inclusive na escolha do novo ‘logo’ da Saúde, que garantiu à vencedora do concurso uma viagem à Porto Seguro com direito a acompanhante.

“Foi feita uma reestruturação da Secretaria e criado o Núcleo de Educação Permanente e Humanização, e o papel dele é trabalhar nas ações da Secretaria de Saúde. O SUS muda constantemente, essas políticas precisam de pactuação e o quadro precisa ter o conhecimento. Assim hoje informamos os funcionários o que está acontecendo, o que o outro está fazendo, além de uma grande socialização e confraternização. É o momento que todo o quadro da Secretaria se encontra, os mais de 300 funcionários”, disse Silvia Forti.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas