22 de junho | 2014

Saúde já registra 39 casos de conjuntivite em Olímpia

Compartilhe:

Embora não tenha sido divulgado oficialmente, de acordo com informações divulgadas nesta semana pela imprensa regional, a Secretaria Municipal da Saúde já registra 39 casos de conjuntivite em Olímpia. Essa doença é altamente transmissível nesse período do ano, quando a poeira é intensa, o tempo é bastante seco, alergia e, até a falta de higiene, provocam o problema.

Matéria divulgada pelo jornal Diário da Região de São José do Rio Preto, cita que esses são alguns fatores que contribuem para o desencadeamento da conjun­tivite, doença que atinge a con­juntiva – membrana que recobre a porção branca do olho.

Até agora, segundo o jornal, pelo menos 3.287 pessoas estão com a doença ou já tiveram este ano. O número é referente aos dados dos oito maiores municípios da região de Rio Preto.

No ranking das cidades com mais infectados, Rio Preto ocupa o primeiro lugar. Até o último dia sete de junho, 1.910 pessoas contraíram conjuntivite.

O município teve um surto da doença em 2011: 28.477 pessoas doentes. Em 2012 foram 6.988 infectados e 4.769 no ano passado, segundo a Secretaria de Saúde.

Em segundo lugar, Votupo­ranga registrou 753 pessoas com conjuntivite. Na sequência: Jales (223), Fernandópolis (222), Santa Fé do Sul (86), Mirassol (48), Olímpia (39) e Novo Horizonte (6).

De acordo com o jornal, as Prefeituras de José Bonifácio e Catanduva foram procuradas, mas não encaminharam os dados registrados de casos da doença.

Mas se trata de uma situação que pode ainda piorar. De acordo com o oftalmologista do Hospital de Olhos Redentora, em Rio Preto, José Renato Bertazzo, os números tendem a aumentar devido ao inverno, que começa sábado.

“Nesse período as pessoas se aglomeram nos locais fechados, o que facilita a transmissão da conjuntivite infecciosa. Já a conjuntivite alérgica não é transmissível, mas os casos aumentam também, porque a poeira ou até mesmo produtos que passamos no rosto podem influenciar o desencadeamento da doença”, teria afirmado ao jornal.

O médico explica que olhos vermelhos, ardência, sensação de arranhamento e coceira são os principais sintomas da con­juntivite. “É importante que o paciente procure atendimento médico o quanto antes. Como tratamento é aconselhado lavar os olhos com água filtrada ou soro fisiológico gelado, e pingar colírio também”, avisa.

José Renato Bertazzo destaca também que o “único modo de prevenir a doença é lavar as mãos, com sabonete comum mesmo. Principalmente, quando chegar de locais com muitas pessoas. A higiene é tudo para a prevenção”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas