27 de setembro | 2009

Saúde já contabiliza 12 casos positivos de ‘gripe suína’

Compartilhe:

A Secretaria Municipal da Saúde já contabiliza 12 casos positivos da gripe Influenza A, denominada cientificamente por H1N1, mas que ficou conhecida mundialmente, por ‘gripe suína’. A informação foi confirmada através de e-mail enviado à reportagem desta Folha, no início da tarde desta sexta-feira, dia 25, pela coor­de­na­dora de Vigilância e Saúde, Marli Manzatto Belucci dos Santos. Destes, 11 foram confirmados por exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto e, um por vínculo epide­mio­ló­gico.

De acordo com o comunicado, até o final da tarde da quinta-feira, dia 25, foram colhidas amostras de 28 casos suspeitos e, desses, 11 tiveram resultados positivos para a gripe Influenza A, em pessoas com idades de 06, 08, 09, 10, 11, 13, 19 e 28 anos de idade.

Além desses, também foi confirmado um caso positivo por vínculo epide­miológico, sem o exame – quando houve contato com um caso positivo dentro do período de transmissão e apresentou os sintomas da doença – no caso uma mulher de 54 anos de idade. “Todos já estão de alta hospitalar e passam bem”, observou a coordenadora.

Das pessoas que tiveram amostras colhidas, oito tiveram o resultado de exame laboratorial negativo. Por outro lado, uma mulher e três crianças do sexo masculino, estão internadas com síndrome gripal, na Santa Casa de Olím­pia, todos com quadro estável, medicados e aguardando resultado de exame. Ainda faltam chegar os resultados de noves exames.

Ela informa, ainda, que, com exame positivo todos estão em casa, as pessoas internadas foram colhidas amostras e enviadas para Ribeirão. “Tenho hoje, internadas no hospital, quatro pessoas que foram coletados exames, estão sendo medicadas e estão lá por maiores cuidados, mas tenho pessoas aguardando resultado de exame que estão em casa também. Não tem ninguém em estado considerado grave”, diz.

Todas as crianças que foram notificadas foram afastadas imediatamente das escolas. “Nós avisamos e a escola monitora se aparece mais casos na classe. Até hoje tivemos um surto numa escola. Caracterizado como surto porque veio resultado positivo e nós tivemos duas crianças em tempo de transmissão que é de até cinco dias depois de aparecer o primeiro caso”, explica. As 10 crianças que contraíram a gripe, segundo a explicação da coordenadora, estão divididas em várias escolas da rede.

Alerta

A coordenadora alerta as pessoas que apresentem os sintomas da gripe suína, que não demorem a procurar um médico. O principal sintoma é a febre acima de 38 graus.

“Se apresentar febre mais tosse ou febre mais dor de garganta, se for criança ou adulto, afastar imediatamente da escola ou do trabalho e procurar um médico, porque tem uma cadeia que essa pessoa está transmitindo. Como está em local fechado com outras pessoas, o afastamento dela, primeiro é conveniente a ela e, depois, o mais importante é a coletividade. Quando a gente fala em doença transmis­sível, a gente tem que pensar no coletivo, nas outras pessoas”, orienta.

No caso do afastamento de crianças das escolas, passou de 10 dias para 14 dias. “Isso são medidas preventivas assegurando diminuir a transmissão. Sei que é difícil para as mães que trabalham, mas infelizmente é isso”, justificou.

“Começaram os sintomas procure um médico que vai ter o critério dele, se tiver dentro do critério de receitar, eles estão receitando o anti-viral. Se não estiver dentro desse critério, fazer a observação e o monitoramento dessas pessoas”, reforçou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas