17 de fevereiro | 2008

Saúde Estadual vai avaliar serviço prestado pela Santa Casa

Compartilhe:

 

 A Secretaria de Estado dos Negócios da Saúde vai avaliar a qualidade do serviço prestado por hospitais prestadores de serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde), dentre eles, a Santa Casa de Olímpia. Na região, pelo menos segundo as primeiras informações, serão avaliadas 47 unidades hospitalares.

O projeto do Governo do Estado, apelidado de "provão dos hospitais", lançado na segunda-feira, dia 11, pelo secretário do Estado de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, vai avaliar todas as unidades, estaduais, municipais ou filantrópicas, que atendem pelo SUS.

A avaliação será feita por questionários respondidos pelos pacientes. As respostas serão transformadas em notas e servirão para monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário. Os primeiros pacientes a responder os questionários serão aqueles que estiveram internados nos hospitais em novembro do ano passado.
Os formulários serão enviados pelo correio para a casa de cada paciente. A pessoa recebe também um código identificador que permite dar a resposta pela internet, telefone ou pelo próprio correio. Pelo questionário será possível avaliar a satisfação com o atendimento, nível do serviço, qualidade das acomodações, além do tempo de espera.

As unidades bem avaliadas serão premiadas pelo Estado. As com avaliações insatisfatórias receberão orientações técnicas e terão os profissionais treinados.

Se forem encontradas irregularidades, os hospitais poderão pagar multa, perder auxílio financeiro e até mesmo serem descredenciados do SUS. O Programa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde é parte das comemorações dos 20 anos do SUS, criado em 1988 pela Constituição Federal.

Provedora

"Acho louvável porque a gente tem sempre que verificar como está sendo o atendimento, só que para fazer esse questionamento, primeiro é preciso dar uma verificada de como que está sendo direcionado o convênio", comentou a provedora da Santa Casa de Olímpia, Helena de Souza Pereira (foto).

Segundo ela, se bem administrado, o SUS seria o melhor convênio do mundo. Porém, no seu entendimento, "seria necessário primeiro melhorar a remuneração dos serviços prestados antes de verificar as condições de atendimento", afirmou reclamando que "aí passa a ser uma péssima coisa".

Mas Pereira não esboça preocupação quando fala da questão do atendimento a pacientes do SUS. "Procuramos prestar o melhor atendimento possível e nosso enfoque é sempre o paciente do SUS", explicou.

De acordo com a provedora, uma pesquisa interna feita com pacientes internados no período entre os dias 24 de janeiro e seis de fevereiro, mostrou que dos 208 entrevistados, 158, ou seja, 78% deles responderam. "Tivemos um resultado excelente. Na recepção deu ótimo, com 83%", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas