05 de agosto | 2012

Saúde confirma suspeita de gripe suína na Santa Casa de Olímpia

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde, através da diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Bressane Dias, confirmou no final da manhã desta sexta-feira, dia 3, que há um caso suspeito de gripe Influenza A H1N1, conhecido popularmente por gripe suína, internado para tratamento, mas em isolamento, na Santa Casa de Olímpia.

De acordo com ela, trata-se de um homem de 25 anos de idade, morador de Olímpia, que deu entrada na Santa Casa na terça-feira desta semana, dia 31 e permanecerá internado até neste sábado, dia 4, sendo medicado com o Tamiflu.

“Está tomando a medicação e tem que ficar internado por cinco dias, por isso que ele não foi liberado ainda, mas ele está bem”, afirmou.

“Mas é (caso) suspeito. Ele está na Santa Casa só para tomar a medicação, porque é o protocolo do Ministério da Saúde. Só na hora que acabar a medicação é que poderá ser liberado”, explicou.

A diretora informou que a internação é necessária para que o paciente seja medicado com o medicamento Tamiflu, sempre indicado para casos com forte suspeita da gripe suína, se não, no próprio caso da doença.

“A gente colhe o material para exame e entra com o medicamento. Enquanto isso a gente aguarda o resultado que demora de 10 a 15 dias. Mas ele está em bom estado geral de saúde. Não tem agravamento, não tem nada”, acrescentou.

Porém, ela deu a entender que esse é o segundo caso suspeito registrado na cidade nos últimos dias. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, recentemente houve também um caso suspeito de um recém-nascido de seis meses de vida, mas que o resultado deu negativo para a Influenza.

COMO EVITAR A GRIPE
Para evitar a contaminação pela doença é preciso tomar alguns cuidados simples, como, por exemplo, evitar frequentar ambientes aglomerados, fazer sempre a higiene das mãos, utilizar lenços descartáveis ao tossir e espirrar, manter ambientes sempre ventilados.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas