29 de outubro | 2017

Saúde confirma 110 casos de catapora em escolas da cidade

Compartilhe:

Da redação e assessoria

De acordo com o balanço divulgado nesta semana pelo setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, do início de setembro até o dia 24 de outubro, terça-feira desta semana, já haviam sido registrados 110 casos positivos de catapora em alunos da rede municipal de ensino. Por isso, a orientação é para que qualquer suspeita os pais devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

As escolas que apresentaram diagnósticos foram: EMEB Professora Zenaide Rugai Fonseca (42 casos), EMEB Professor Maurício César Alves Pereira (21 casos), EMEB Professora Therezinha Lopes de Melo Vicente (20 casos), EMEB Professora Lourice Arutin Sgorlon (9 casos), EMEB Sítio do Pica-Pau Amarelo (11 casos), EMEB Joaquim Miguel dos Santos (3 casos) e Escola Estadual Dal­va Vieira Itavo (4 casos).

A transmissão da catapora e o consequente alto índice são resultado das atuais condições climáticas. Por isso, a Saúde reforça sobre a importância da prevenção e orienta que os pais devem vacinar os filhos com faixa etária até 5 anos incompletos. As doses da vacina tetraviral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varíola, estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Também ressalta que gestantes que tiveram contato com catapora devem procurar um ginecologista e a Vigilância Epidemiológica caso não tenha tido a doença. Em caso de suspeita da doença, os pais devem procurar a UBS mais próxima para a efetivação do diagnóstico.

Por outro lado, “a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, alerta a população sobre o crescente número de casos de cataporas em escolas da cidade e informa que as devidas providências em caso de contaminação de pacientes já estão sendo tomadas para evitar as transmissões como o afastamento do aluno por um período mínimo de sete dias. Além disso, campanhas de vacinação e orientação sobre a doença são realizadas nas escolas”.

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas